plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FUNGO

Zé Neto é diagnosticado com candidíase oral. Entenda

Na semana passada, Zé Neto cancelou shows para tratar a doença

Imagem ilustrativa da notícia Zé Neto é diagnosticado com candidíase oral. Entenda camera Cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, cancelou shows para se tratar | Reprodução/Instagram

O cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, foi diagnosticado com monilíase oral, uma espécie de fungo, após usar corticoide para tratar as sequelas no pulmão causados pela Covid-19 e também pelo uso excessivo de vape, cigarro eletrônico.

De acordo com o infectologista Alexandre Naime, do Hospital das Clínicas de Botucatu, o quadro do cantor é na verdade candidíase oral, causado por um fungo chamado de Candida albicans.

"Ele se aproveita de uma situação de queda de imunidade, para se instalar. Uma pessoa que está sem nenhum tipo de anomalia pode até ter a presença do fungo, mas ele não se manifesta. Já para quem tem problemas crônicos de imunidade, ou está fazendo tratamentos que afetam o sistema imune, como a quimioterapia, é mais comum aparecer", explica.

Veja também:

Para tratar a inflamação, o cantor está usando medicamento corticoide, e, segundo o especialista, muito provavelmente em sua forma inalatória. "Isso faz com que a imunidade local, ou seja, da boca, seja prejudicada, e explica o surgimento dos sinais do fungo. Pacientes com asma brônquica e bronquite, por exemplo, que utilizam a mesma forma de remédio também costumam ter o problema."

Segundo o médico, os sintomas da doença são: o aparecimento de placas brancas na boca, língua e céu da boca; dor e incômodo no local; dificuldade para mastigar e engolir.

Na semana passada, Zé Neto cancelou shows devido à candidíase oral, provavelmente por sentir dor na boca.

"A doença não costuma ser grave, somente em casos extemos de supressão imune, como em pacientes com Aids. O fungo pode descer para o esôfago e causar complicações, mas são casos muito mais raros", sinaliza Naime.

Ainda segundo o especialista, o cigarro eletrônico possui uma grande mistura de substâncias, incluindo uma considerável quantidade de nicotina, responsável por aumentar batimentos cardíaco, o risco de vasoconstrição, podendo causar derrame cerebral e impotência sexual. No pulmão, gera inflamação aguda, induzindo a alteração conhecida por 'vidro fosco' em exames de imagem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias