plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
LETRAS - LIBRAS

Uepa abre processo seletivo para pessoas surdas

Instituição é a primeira do Norte a promover seleção voltada exclusivamente ao público com essa deficiência, passo fundamental para um ensino superior inclusivo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Uepa abre processo seletivo para pessoas surdas camera Laís Teixeira / Ascom Uepa

Pessoas surdas podem participar do Processo Seletivo Especial Exclusivo para o curso de Letras-Libras, em Belém, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), cujas inscrições estão abertas desde o dia 20 e seguem até o próximo dia 26. O edital está regido conforme o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Programa Viver sem Limite, que prioriza o acesso das pessoas com deficiência à Educação Básica e Superior. De acordo com o cronograma, a prova será realizada em 15 de maio e o resultado final está previsto para o dia 25/05. Vejaaqui um vídeo em Libras sobre o edital.

A Uepa é a primeira instituição da região Norte a realizar um Processo Seletivo específico para deficientes auditivos. A decisão foi aprovada na 250ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consun), realizada em outubro de 2021. Para o professor Ednalvo Campos, pró-reitor de graduação e responsável pela proposta, a realização desse processo representa “uma conquista importantíssima para a comunidade e para a instituição, de modo geral, que demonstra sensibilidade com a causa e dá um importante passo em direção à inclusão e à acessibilidade de todas as pessoas ao ensino universitário público”.

O curso de Licenciatura em Letras - Libras da Uepa foi criado com o objetivo de promover a formação específica para o professor de Língua de Sinais. A partir dos anos 2000, Libras começou a ser incluída nos diversos setores de educação. As vagas ofertadas no PROSEL/2022-4 são destinadas exclusivamente a Pessoas Surdas ou Deficientes Auditivas que já concluíram em anos anteriores ou estão concluindo a última série do Ensino Médio ou equivalente, referente ao período letivo de 2021.

Considera-se pessoa surda ou com deficiência auditiva, conforme o Decreto 5.626/2005, aquela que possui perda de audição bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000Hz.

APRENDIZAGEM

"No tocante à aprendizagem do aluno surdo na formação fundamental e média, há que se considerar as especificidades dessa aprendizagem. O letramento do surdo se distingue em grande medida do de pessoas não surdas. Ele será alfabetizado em uma língua da qual não é falante – o português –, passando a aprendê-la e a usá-la na modalidade escrita, como sua segunda língua”, explica o professor Edinalvo.

Assim, a criação de um processo seletivo específico se atenta para as peculiaridades do público surdo, que tem uma formação educacional particular, tornando o acesso ao ensino superior cada vez mais inclusivo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Estaduais

    Leia mais notícias de Estaduais. Clique aqui!

    Últimas Notícias