plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
28 ANOS SEM KURT

O telefonema que poderia ter salvo a vida de Kurt Cobain

Neste dia 5 de abril, completa-se 28 anos da morte de um dos maiores astros da música de todos os tempos, Kurt Cobain, líder do Nirvana

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia O telefonema que poderia ter salvo a vida de Kurt Cobain camera Kurt Cobain morreu aos 27 anos | Reprodução

“Smell Like Teen Spirit”, na tradução, “Cheira a espírito jovem”: além de ser um dos maiores sucesso do Nirvana, tal frase conceitua o trabalho da banda norte-americana, principalmente do seu vocalista, Kurt Donald Cobain.

Nesta terça-feira (5), faz 28 anos que Kurt se foi deste mundo, mas deixou um legado que dura e inspira pessoas de todas as idades até hoje. Na internet, os fãs fizeram questão de lembrar a data e o nome do astro grunge apareceu entre os assuntos mais comentados.

Kurt é tido como herói e ídolo de muitos adolescentes daquela época e até os dias atuais. Suas letras, na maioria das vezes melancólicas, expressam frustração, raiva e medo.

Em 2003, ele foi considerado como o 75º melhor guitarrista da história e o 45º melhor cantor de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stones.

Kurt Cobain tirou sua própria vida no dia 5 de abril de 1994, em Seattle, nos Estados Unidos.

TELEFONEMA QUE PODERIA MUDAR TUDO

Uma história contada na autobiografia do cantor Mark Lanegan revela uma situação que poderia ter até salvado a vida de Kurt Cobain. Sing Backwards And Weep: Memórias virou best seller e já tem até versão em português. As informações são da revista Rolling Stones.

De acordo com o relato, horas antes de Kurt se matar com um tiro de espingarda na própria boca, o líder do Nirvana ligou para Mark, que na época era vocalista da banda Screaming Trees.

Lanegan diz que estava deitado no sofá, fumando vários cigarros, e assistindo a séries de TV com o som desligado, quando o telefone tocou. O cantor diz que não atendeu o telefonema, mas ouviu a mensagem na secretária eletrônica. “Ei, cara. É o Kurt [Cobain]. Estou de volta à cidade. O que você está fazendo? Chega mais, vem escutar discos comigo”, dizia o recado.

Mark Lanegan explicou que não atendeu a ligação de Kurt porque associou que, ao se encontrarem, precisariam consumir drogas, porque estavam viciados, e ele estava com pouco dinheiro para comprar tais produtos. Ele também achou que Courtney Love, esposa de Kurt, estaria lá fazendo companhia ao marido. Desta forma, Mark achou que não teria problema não atender.

“Kurt me ligou mais duas vezes nas horas seguintes. Apesar de me consumir com a sensação de que eu era o amigo mais m*rda do mundo, não atendi, apenas continuei largado pelo lugar com a cueca suja e o robe manchado”, lembra Mark.

No mesmo dia, pelo final da tarde, a advogada de entretenimento de Kurt acionou Mark preocupada, pois não encontrava o líder do Nirvana. Foi quando o cantor resolveu retornar a ligação para Kurt, que não atendeu. E ninguém, nem os amigos em comum conseguiam encontrá-lo.

MORTE

Após vasculhar os possíveis pontos de tráfico da cidade tentando encontrar Kurt, Lanegan foi à casa do músico. Ele olhou em todos os cantos da casa, menos em uma edícula que ficava sob a garagem.

“Fui lá fora fumar um cigarro e me vi sob um lance de escadas que dava para uma pequena edícula sob a garagem. Por um momento, pensei em subir e dar uma olhada," relembra Lanegan.

“Por um breve instante, tive uma premonição terrível, mas deixei para lá e entrei no carro, ansioso para chegar em casa e usar a minha parte [de drogas] que tinha comprado”, conta o cantor de 57 anos.

No dia 8 de abril de 1994, o corpo de Kurt foi encontrado na pequena edícula que Lanegan não olhou na casa. Segundo os legistas, estimava-se que Kurt havia se matado no dia 5 de abril, no dia das ligações para Lanegan.

Kurt Cobain morreu aos 27 anos.

“Eu sabia que nunca superaria a morte dele. Seria uma sombra para mim até o dia da minha morte”, escreveu Lanegan na autobiografia.

Se ele tivesse atendido as ligações de Kurt naquele dia, aceito o convite para escutar discos juntos e conversar, quem sabe o futuro poderia ser diferente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias