plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
VALEU, RENATO!

Paraense é eliminado do Masterchef e Jacquin lamenta

Cozinheiro amador deixou o programa após desempenho negativo na prova do cacau; veja entrevista exclusiva.

Imagem ilustrativa da notícia Paraense é eliminado do Masterchef e Jacquin lamenta camera Renato foi o penúltimo eliminado do "MasterChef Brasil". | Reprodução

Poucos participantes sonharam tanto em entrar no MasterChef Brasil quanto o paraense Renato. Aos 35 anos, o cozinheiro amador, que já se inscreveu 7 vezes para a competição, foi o eliminado desta terça-feira (23) na tradicional prova do cacau. Disputando uma vaga na semifinal com Lays e Fernanda, o competidor exagerou nos processos e quis fazer três pratos em 1 hora e 30 minutos. Por fim, acabou se atrapalhando com o tempo e entregou apenas uma das receitas, improvisada.

O “Rei do Tucupi”, como é chamado por Henrique Fogaça, não seguiu o rotineiro conselho do chef de que “menos é mais”. Em seus últimos momentos na cozinha, serviu um megret de pato com batatas ao murro finalizado nos últimos segundos e com erros de execução. O destino do participante foi traçado e Renato acabou deixando a cozinha na reta final da 9ª temporada. A despedida foi marcada pelo carinho dos jurados, que fizeram questão de exaltar o bom trabalho que ele fez em outras provas.

Fogo na cozinha

Renato abraçou o trio de chefs e saiu do estúdio aplaudido. Mais tarde, ao término das gravações, o paraense falou com o Band.com.br em entrevista exclusiva. Ele estava chateado com a eliminação, mas orgulhoso de sua trajetória:

“Chegar tão próximo da final [falta apenas 1 episódio] aumenta muito a pressão. Senti a responsabilidade dos meus colegas achando que eu era um competidor forte, das pessoas de fora me mandando mensagem, virou uma bola de neve. Não consegui focar na prova, estava aéreo e desestabilizado”, confessa.

Embora tenha alcançado o top 4 da competição, o paraense fez apenas 4 provas de eliminação ao longo do jogo. A pouca experiência em desafios tão complexos foi, de acordo com ele, uma desvantagem. “Não tem treino, dá um certo desconforto que nos prejudica”.

Após tanto tempo sonhando em participar do programa, ele confiava que tamanha dedicação o faria chegar mais longe. “Foi anos de estudos, né? Cada vez que me inscrevi e não entrei, estudei mais e fui adquirindo conhecimento. Acredito que entrei aqui no momento certo aqui”, pondera apesar da derrota.

O orgulho de Capitão Poço

Crente de que poderia ter focado mais no desafio de eliminação, Renato agora vai digerindo tudo o que aconteceu para abrir espaço para novas oportunidades. “Vem um pouco de arrependimento, mas também tem uma questão muito maior que é a de dever cumprido. Eu já realizei o sonho de pisar na cozinha do Masterchef Brasil e isso é muito grande”, celebra.

Além do resultado, ele sabe que em Capitão Poço, cidade onde vive no Pará, já se tornou motivo de orgulho. Por lá, até outdoor os amigos fizeram celebrando a conquista do cozinheiro, que entrou para o ranking dos melhores amadores do Brasil

De agora para frente, é engajar ainda mais na gastronomia, seja como personal chef ou, no futuro, comandando um restaurante só dele. “Não pretendo voltar para o meu antigo trabalho, acho que seria dar um passo para trás. A cozinha sempre esteve no meu coração e vou seguir nesse caminho. É incrível perceber que as pessoas pegaram meu exemplo de persistência e resiliência. Sonhar sempre é possível”, finaliza otimista. Parabéns, Renato.

Seleção em campo

Direto do estádio do Corinthians, em São Paulo, o top 4 do MasterChef Brasil preparou um menu degustação de quatro etapas inspirado na Copa do Mundo. Cada cozinheiro teve que fazer uma receita usando ingredientes típicos do Brasil. Rafael, que venceu a prova da semana anterior, dividiu a equipe.

Lays preparou a entrada com Caju, Rafael fez o primeiro prato principal com cachaça, Fernanda ficou com o segundo prato principal, com banana-da-terra, e a sobremesa foi criada por Renato com tucupi.

Craques na mesa

Além da pressão de garantir uma vaga na semifinal, os cozinheiros tiveram as receitas degustadas pelo ex-jogador Edmilson, as jogadoras Andressa Alves e Cristiane, e o Chef Pablo Peralta. Ao término da disputa, o vencedor foi Rafael, que apresentou uma galinha d’angola elegante e saborosa, segundo Helena Rizzo.

Tradicional e temida

A prova de eliminação serviu aos cozinheiros um clássico do programa: a prova do cacau. Os participantes receberam a visita de Ale Costa e tiveram que preparar uma receita livre com os derivados da fruta, como mel e cachaça.

Menos é mais?

Após 1h30, Lays foi eleita a melhor do desafio, enquanto Renato e Fernanda ficaram na berlinda. O paraense decidiu fazer um menu degustação na prova, mas se atrapalhou e acabou entregando apenas um prato, que, de acordo com os chefs, “não o representava”. O competidor foi o 14º eliminado da temporada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias