plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FAMOSOS NO CÍRIO

Paulo Vieira se esbalda no açaí em visita a Belém

Humorista esteve no Ver-O-Peso e pelo visto aprovou o que provou. O açaí é só um dos elementos da prestigiada culinária paraense

Imagem ilustrativa da notícia Paulo Vieira se esbalda no açaí em visita a Belém camera Nos stories, humorista mostrou o momento ímpar que os paraenses estão acostumados | Reprodução/Instagram

O segundo domingo de outubro em Belém é de fé e devoção. Muita gente - entre famosos e anônimos - estão na capital paraense para celebrar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior festa católica do Brasil.

Dentre os famosos que já estão na cidade está o ator e humorista Paulo Vieira, um dos convidados da cantora Fafá de Belém, para a tradicional "Varanda de Nazaré" onde a artista anfitriã recebe personalidades para cantar e também apresentar a manifestação religiosa.

LEIA MAIS:

Vídeo: Zeca Camargo é tietado por fãs no Ver-o-Peso

Bárbara Paz chega a Belém com roupa de “Safari” e viraliza

Só que antes de conhecer o Círio em sua essência, os famosos que aceitaram o convite caminham pela cidade e conhecem um pouco dos pontos turísticos, da culinária, da história e do povo do Pará.

O roteiro de Paulo Vieira passou pelo Ver-O-Peso, o maior e mais famoso mercado e também cartão postal de Belém. O artista parou em uma das bancas de comida e não perdeu a oportunidade de degustar o tradicional açaí com farinha e algum acompanhamento salgado. Diferente de como é consumido no restante do País, no Norte, o fruto servido como um vinho não possui granola, banana, chocolate, leite em pó e outros.

Nos stories do Instagram, Paulo fez questão de mostrar que em seu prato (aqui tigela) havia, além do açaí, farinha de tapioca e uma porção de peixe frito.

SOBRE O CÍRIO

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré retorna com a programação normal neste ano após dois anos de parada em razão da pandemia do coronavírus. Essa é 230ª edição do evento.

A festa ocorre por cerca de 15 dias, o que é conhecido como "Quadra Nazarena", sendo a grande e mais esperada procissão no segundo domingo do mês.

Neste período, além de romarias e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, a cidade de Belém ganha atrações como o parque de diversões, onde o "Arraial de Nazaré" é formado em frente à Basílica Santuário.

Shows e atrações de cantores e grupos da música católica fazem a festa de devotos e integrantes das paróquias se se reúnem no chamado "Círio Musical". A Varanda Musical, comandada por Fafá de Belém, ganha a cada ano mais notoriedade e atrai pessoas vindas de todo o País.

SAGRADO E PROFANO

Paralelo à programação oficial, na noite do sábado que antecede a procissão do domingo, é realizada a Festa da Chiquita, que é a forma de homenagem que a comunidade LGBTQIA+ e outros seguimentos encontraram para o louvor a mãe de Jesus.

CÍRIO FLUVIAL E ARRASTÃO

Ainda no sábado de véspera do Círio, quem aguarda a chegada do Círio Fluvial na Escadinha, cais em que desembarca a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no centro da capital, uma motoromaria leva a santinha até o colégio de onde a tarde sairá a trasladação, contudo, ainda no sentido cultural da festa tem o Arrastão do Pavulagem, oriundo do "Arraial do Pavulagem", instituto cultural que no mês de junho leva milhares de pessoas as ruas e no Círio faz uma apresentação única.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias