O rapper Criolo deu início ao seu show no Festival de Verão Salvador, neste sábado (28), protestando contra a crise humanitária vivida pelos indígenas yanomamis. O cantor ainda puxou a frase em coro por mais seis vezes -em todas elas, acompanhado com veemência pelos espectadores-, antes de iniciar a música "Ogum Ogum".
"Salvem os yanomamis. Chega de extermínio dos povos indígenas", afirmou ele ao saudar o público. Os músicos da banda de Criolo se juntaram ao protesto com os punhos cerrados.
Criolo recebeu no palco o cantor Ney Matogrosso, a quem faz uma homenagem. O setlist deve trazer faixas consagradas na voz do ex-integrante dos Secos e Molhados, como "Sangue Latino", "Homem com H" e "Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua".
“Chega de extermínio dos povos indígenas”, dispara Criolo em protesto à favor do povo Yanomami durante show em Salvador:
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) January 28, 2023
🎥 Reprodução / Multishow / TV Globo pic.twitter.com/h6qpA6v1tF
Criolo e Ney Matogrosso se conheceram há mais de dez anos, nos bastidores do longa "Luz Nas Trevas -A Volta do Bandido da Luz Vermelha" (2012), protagonizado pelo ex-integrante do Secos e Molhados. O encontro ocorreu quando o rapper, que foi convidado a fazer uma participação no filme, pediu uma foto ao lado do ídolo.
"Humildemente, eu cheguei para alguém da produção e falei: 'Quando ele [Ney] tiver um momento de folga e de descanso, vocês poderiam tirar uma foto? Porque eu sou muito fã, mas a minha mãe é muito mais'", contou Criolo em entrevista ao programa Altas Horas, da TV Globo.
Em 2013, Ney incluiu a música "Freguês da Meia-Noite", de Criolo, na turnê "Atento aos Sinais". Na ocasião, o cantor completava 40 anos de carreira e apostava em releituras de artistas novos e consagrados. Um ano antes, ele e Criolo já tinham gravado uma versão ao vivo da canção.
Em 2022, o duo voltou a se reunir na gravação dos vocais de "Algoritmo Íntimo", cuja composição é assinada por Arnaldo Antunes, Criolo, Gabrieu, Keviin e Marcia Xavier.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar