A música brasileira, principalmente a MBP, se tornou marcante por causa de uma das vozes mais inesquecíveis de todos os tempos: Elis Regina, cantora que morreu em 1982. Nos últimos dias, o nome de Elis voltou à tona por um comercial da Wolksvagem.
João Marcelo Bôscoli, filho da cantora, não descartou a possibilidade de realizar um show com uma versão em 3D de sua mãe: "A inteligência artificial é como a televisão em seus primeiros dias. Em um primeiro momento, pode nos deixar confusos sobre o que realmente é, mas aos poucos ela vai se tornando parte do nosso cotidiano, queiramos ou não", afirmou João.
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Em uma entrevista ao jornal O Globo, ele destacou que vê o uso de novas tecnologias como algo positivo para preservar a memória artística de Elis Regina e revelou que utiliza recursos de inteligência artificial para a restauração do acervo deixado por sua mãe.
A POLÊMICA PROPAGANDA
Elis Regina, falecida há 41 anos, protagonizou um emocionante dueto com sua filha, Maria Rita, em um comercial de carro e impactou os fãs na última terça-feira (4/7). Como isso se tornou possível? A marca utilizou a inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha.
O vídeo inicia com Maria Rita dirigindo uma versão moderna da Kombi, enquanto canta "Como nossos pais", clássico de Belchior que se tornou um sucesso na voz de Elis Regina.
A campanha prossegue com imagens de carros da marca que marcaram gerações, até que uma antiga Kombi, guiada por Elis, se aproxima do veículo de Maria Rita para completar o dueto.
De acordo com informações da Volkswagen, a tecnologia conhecida como deepfake foi utilizada para trazer de volta o ícone da MPB para a campanha. Uma atriz dublê representou a cantora conduzindo o veículo.
DEBATE NAS REDES SOCIAIS
A canção "Como nossos pais" tornou-se um dos tópicos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias, gerando um debate que mesclou opiniões e conceitos sobre publicidade e inteligência artificial.
A campanha publicitária conseguiu despertar um sentimento de nostalgia entre os brasileiros, tanto pela interpretação das cantoras quanto pelos próprios carros antigos. O encontro de gerações gerou repercussão com algumas pessoas comparando o comercial a um episódio da série "Black Mirror", levantando questões sobre o uso da inteligência artificial para "reviver" memórias ou pessoas.
Além disso, muitos chamaram a atenção para a utilização comercial da imagem de Elis Regina, opositora do regime ditatorial no país que recebeu apoio da empresa automobilística na época.
Independentemente das opiniões divergentes, o vídeo da Volkswagen obteve um enorme sucesso nas redes sociais e conquistou milhares de visualizações em pouco tempo, permitindo que esse dueto inédito, antes possível apenas na imaginação, se tornasse "real" graças a tecnologia.
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