plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Filho de Elis Regina fala em show com imagem da mãe em AI

O nome da cantora figurou em debates na web após uma campanha publicitária que usou a tecnologia para colocar o ícone da MPB ao lado da filha, Maria Rita.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Filho de Elis Regina fala em show com imagem da mãe em AI camera Elis e Maria Rita aparecem em campanha publicitária. | (Divulgação/Wolksvagem)

A música brasileira, principalmente a MBP, se tornou marcante por causa de uma das vozes mais inesquecíveis de todos os tempos: Elis Regina, cantora que morreu em 1982. Nos últimos dias, o nome de Elis voltou à tona por um comercial da Wolksvagem.

João Marcelo Bôscoli, filho da cantora, não descartou a possibilidade de realizar um show com uma versão em 3D de sua mãe: "A inteligência artificial é como a televisão em seus primeiros dias. Em um primeiro momento, pode nos deixar confusos sobre o que realmente é, mas aos poucos ela vai se tornando parte do nosso cotidiano, queiramos ou não", afirmou João.

+ Há 40 anos, morria a grande voz do Brasil: Elis Regina

+ Ariana Grande canta Anitta e engrossa onda do deepfake

Em uma entrevista ao jornal O Globo, ele destacou que vê o uso de novas tecnologias como algo positivo para preservar a memória artística de Elis Regina e revelou que utiliza recursos de inteligência artificial para a restauração do acervo deixado por sua mãe.

A POLÊMICA PROPAGANDA

Elis Regina, falecida há 41 anos, protagonizou um emocionante dueto com sua filha, Maria Rita, em um comercial de carro e impactou os fãs na última terça-feira (4/7). Como isso se tornou possível? A marca utilizou a inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha.

O vídeo inicia com Maria Rita dirigindo uma versão moderna da Kombi, enquanto canta "Como nossos pais", clássico de Belchior que se tornou um sucesso na voz de Elis Regina.

A campanha prossegue com imagens de carros da marca que marcaram gerações, até que uma antiga Kombi, guiada por Elis, se aproxima do veículo de Maria Rita para completar o dueto.

De acordo com informações da Volkswagen, a tecnologia conhecida como deepfake foi utilizada para trazer de volta o ícone da MPB para a campanha. Uma atriz dublê representou a cantora conduzindo o veículo.

DEBATE NAS REDES SOCIAIS

A canção "Como nossos pais" tornou-se um dos tópicos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias, gerando um debate que mesclou opiniões e conceitos sobre publicidade e inteligência artificial.

A campanha publicitária conseguiu despertar um sentimento de nostalgia entre os brasileiros, tanto pela interpretação das cantoras quanto pelos próprios carros antigos. O encontro de gerações gerou repercussão com algumas pessoas comparando o comercial a um episódio da série "Black Mirror", levantando questões sobre o uso da inteligência artificial para "reviver" memórias ou pessoas.

Além disso, muitos chamaram a atenção para a utilização comercial da imagem de Elis Regina, opositora do regime ditatorial no país que recebeu apoio da empresa automobilística na época.

Independentemente das opiniões divergentes, o vídeo da Volkswagen obteve um enorme sucesso nas redes sociais e conquistou milhares de visualizações em pouco tempo, permitindo que esse dueto inédito, antes possível apenas na imaginação, se tornasse "real" graças a tecnologia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias