No dicionário, “autocrítica” é o ato de “o indivíduo reconhecer as qualidades e os defeitos do próprio caráter ou os erros e acertos de suas ações”. Mas e quando se foca demais nos defeitos e pouco nas qualidades? Isso vira a história de Adão, personagem central da comédia "Autocrítica", que está em cartaz nos próximos dias 13 e 14 de abril, sempre às 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique.
A dramaturgia de Haroldo França conta, de maneira leve, a história de um jovem em pleno confronto com a sua autocrítica, tão presente e julgadora em sua vida que ganha vida em cena. A personagem apresenta a péssima relação de Adão consigo, sua aparência, carreira e relações pessoais e a necessidade urgente de procurar ajuda, o que ele não o faz por vergonha.
Cabe à atriz Luiza Imbiriba a missão de interpretar a própria autocrítica da mente de Adão e conta um pouco de como tem sido viver uma personagem tão singular. "O espetáculo tem nos proporcionado uma jornada única de introspecção, é desafiador e enriquecedor para mim como pessoa e como atriz. A autocrítica é uma força poderosa que molda as nossas ações e a cada ensaio e apresentação eu mergulho mais nela, inclusive na minha própria autocrítica".
"Quando eu penso no espetáculo, a primeira palavra é identificação e isso é uma das coisas mais interessantes de interpretar o Adão. É interessante levar para a cena algo que é considerado a voz da nossa cabeça, que se alimenta dos nossos medos, expectativas e sofrimentos. Trazer isso de maneira leve para a cena me trouxe muita identificação, espero que para a platéia também", conta o ator Theo de Oliveira.
A direção de Paulo Jaime e a cenotecnia de Cláudio Bastos levam o público para dentro da mente de Adão, onde vive, além da autocrítica, memórias e vivências que viram histórias completas e complexidades de um indivíduo. O espetáculo também conta com a voz de Bárbara Gibson em elemento importante para o desenvolvimento da trama.
O espetáculo é uma produção da A Liga do Teatro, um grupo fruto do empreendedorismo criativo, que investe em trabalhos autorais desde seus espetáculos embrionários. Atualmente o grupo também integra o projeto Ópera Studio, assumindo a direção cênica de concertos e musicais no Instituto Estadual Carlos Gomes e oferece o primeiro Workshop de Teatro Musical inspirado em Glee, consolidando sua presença vibrante na cena teatral paraense.
SERVIÇO
Espetáculo Autocrítica
Dias 13 e 14 de Abril, às 19h
Teatro Waldemar Henrique - Praça da República, s/n
Ingressos na bilheteria do espetáculo, uma hora antes da sessão
Ingressos antecipados via Sympla no link https://www.sympla.com.br/autocritica__2377160
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar