Uma das mais famosas novelas de Aguinaldo Silva, "Tieta" voltou à Globo no Vale a Pena Ver de Novo 35 anos depois de sua exibição original.
Baseada no livro de Jorge Amado, "Tieta do Agreste" foi uma das novelas de maior audiência da história da Globo.
No entanto, 35 anos depois, muitos do elenco original já nos deixaram.
Veja quem são os atores de Tieta que já faleceram:
Yoná Magalhães
Em "Tieta", Yoná Magalhães interpreta Tonha, a segunda esposa de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), com quem teve Elisa (Tássia Camargo). Na segunda fase da trama, ela sofre uma grande virada. A veterana das novelas faleceu em 2015, aos 80 anos, quando foi submetida a uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca, mas não resistiu.
Marcos Paulo
Intérprete de Arturzinho na segunda fase da novela, Marcos Paulo atuou e dirigiu inúmeras novelas na Globo. Em 2011 foi diagnosticado com um câncer de esôfago e morreu em decorrência de uma embolia pulmonar, provocada pelo tumor, em 2012.
Sebastião Vasconcelos:
Intérprete do icônico pai da protagonista Tieta, Zé Esteves, Sebastião Vasconcelos fez dezenas de novelas em sua carreira. O ator sofreu muito com a demissão da Globo, em 2004 e entrou em depressão. O veterano morreu em 2013 após um choque séptico. Sua última novela foi "Mutantes: Caminhos do Coração", na Record, em 2008.
Françoise Forton
Intérprete de Helena em "Tieta", Françoise Forton começou a atuar no fim da década de 1960. Em 1989 enfrentou um câncer de útero, que lhe deixou marcas psicológicas consideráveis, sobretudo por ter feito uma histerectomia —cirurgia para retirada do útero. Françoise morreu em janeiro de 2022 após lutar contra outro tipo de câncer não revelado.
Armando Bógus
Em "Tieta", Armando Bógus é Modesto Pires, o homem mais rico de Santana do Agreste. Com carreira extensa na televisão, trabalhou até o ano de sua morte, 1993, causada por uma leucemia.
Cláudia Magno
A carreira de Cláudia Magno foi interrompida quando ela tinha apenas 35 anos. A atriz interpretou Silvana Pitombo em "Tieta" e morreu enquanto gravava "Sonho Meu" (1993). Ela morreu no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória aguda, em decorrência da AIDS
Paulo José
Paulo José foi, além de ator, roteirista e diretor de telenovelas e teatro, e viveu Gladstone em "Tieta". Iniciou sua trajetória em 1969 em "Véu de Noiva" (Globo) e só parou em 2014, quando esteve no elenco de "Em Família" (Globo). Paulo José morreu em 2021, aos 84 anos, devido a uma pneumonia.
Miriam Pires
Dona Milu em "Tieta", Miriam Pires começou a carreira no teatro na década de 1940. Fez inúmeras novelas e morreu em 2004 em decorrência da toxoplasmose que atingiu o cérebro. Na época, Miriam estava no elenco de "Senhora do Destino", também de Aguinaldo Silva, na qual fazia o papel de Dona Clementina.
Elias Gleizer
Batizado Ilicz Glejzer, o ator conhecido como Elias Gleizer era filho de judeus poloneses que decidiram ir embora da Europa. Músico na juventude por incentivo do pai, entrou para o teatro e estreou na TV Tupi em 1959. O veterano morreu após sofrer uma queda em uma escada rolante em 2015. Nesse acidente Elias Gleizer fraturou cinco costelas e sofreu uma perfuração no pulmão. Internado, teve uma broncopneumonia e não resistiu.
Cláudio Corrêa e Castro, Cidinha Milan, Renato Consorte, Maria Helena Dias, Roberto Frota, José Lewgoy e Rogéria são outros atores e atrizes que compuseram o elenco coadjuvante da novela e que também faleceram.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar