
Os comentários depreciativos feitos por artistas e executivos da Globo contra as concorrentes Band e HBO Max durante o evento Upfront 2026, realizado na última segunda-feira (13), geraram forte repercussão negativa, resultando em um pedido de desculpas oficial. O pedido foi feito pelo presidente da Rede Globo, Paulo Marinho, que ligou para Cláudio Giordani, CEO da Band, na terça-feira (14), para se retratar.
Os ataques repercutiram mal na cúpula da emissora, que mantém historicamente um bom relacionamento com a família Saad, dona da Band. A Globo já havia se manifestado publicamente, divulgando uma nota no perfil oficial da Globo Ads no Instagram, onde afirmou que as comparações feitas não tinham o objetivo de "o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais".
Leia também:
- Vídeo: Gracyanne fez pedido erótico a João Vicente; veja prints!
- Júlio Cocielo anuncia fim de casamento com Tata Estaniecki
- Anitta fala sobre show em Belém durante encontro com Rei Charles
Durante o evento, que é voltado para agências de publicidade e anunciantes, a Band foi alvo de ironias em diversos momentos. William Bonner, ao anunciar o retorno da Fórmula 1 à Globo, ironizou a permanência do evento na Band.
“No ano que vem, a Fórmula 1 está na Globo. E vocês sabem o que é Fórmula 1 ainda, né? Porque saiu da Globo... Fórmula 1 é um esporte interessante”, disse pausadamente o jornalista.
Outro alvo foi o reality culinário MasterChef, da Band. A chef Renata Vanzetto, ao anunciar a segunda temporada do Chef de Alto Nível ao lado de Ana Maria Braga, alfinetou o programa concorrente. “Para vocês terem uma proporção, um episódio nosso deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef juntas”, disparou ela.
Após a repercussão, Vanzetto se defendeu nas redes, explicando que a fala fazia parte de um roteiro previamente preparado pela Globo e não refletia sua opinião pessoal.
A Band foi novamente citada em tom de deboche no encerramento do Upfront, quando a apresentadora Sabrina Sato mencionou a plataforma de streaming da Globo.
“Falamos muita coisa sobre o Globoplay”, disse Sabrina Sato. O humorista Fábio Porchat complementou a ironia. “Pô Sabrina, você queria que a gente falasse do quê? Da Band?”, retrucou Fábio Porchat.
Internamente, as provocações foram vistas como um "tiro no pé" e acabaram repercutindo mais do que as próprias novidades anunciadas. A avaliação é que os comentários foram resultado da "juniorização" dos roteiristas e da falta de uma revisão criteriosa por parte dos altos executivos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar