plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REMOVIDA

"Sina de Ofélia": música criada por IA e inspirada em Talylor Switft é derrubada

Canção encaixada em vozes de Luísa Sonza e Dilsinho ocupava ranking de canções mais ouvidas no Brasil no Spotify

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Sina de Ofélia": música criada por IA e inspirada em Talylor Switft é derrubada camera “Sina de Ofélia” era uma adaptação do suposto hit “The Fate of Ophelia” | Foto: Divulgação

A canção “Sina de Ofélia” reacendeu o debate sobre o uso de inteligência artificial na indústria musical. A faixa, que se popularizou rapidamente nas plataformas digitais, chamou atenção por ser uma versão brasileira criada integralmente por IA e inspirada no estilo da cantora americana Taylor Swift, levantando questionamentos sobre direitos autorais, ética e limites do uso da tecnologia na música.

“Sina de Ofélia” era uma adaptação do suposto hit “The Fate of Ophelia” e utilizava vozes sintetizadas que imitavam os timbres de Luísa Sonza e Dilsinho. Antes de ser retirada do ar, a música chegou a ocupar posições de destaque no ranking das canções mais ouvidas no Brasil no Spotify, impulsionada pela curiosidade do público e pela viralização nas redes sociais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Ainda não foi esclarecido se a remoção da faixa partiu da equipe de Taylor Swift ou do próprio Spotify. Em setembro, a plataforma anunciou novas diretrizes para combater o uso indevido de IA, incluindo filtros mais rígidos contra spam musical, maior proteção contra a imitação de artistas reais e a exigência de transparência sobre o uso de inteligência artificial nos créditos das músicas.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Segundo o Spotify, a intenção não é barrar a criatividade, mas evitar práticas enganosas que prejudiquem artistas e ouvintes. O caso ganhou ainda mais visibilidade quando Luísa Sonza entrou na brincadeira e publicou um vídeo dublando sua “parte” na música, que ultrapassou sete milhões de visualizações. Apesar disso, foi confirmado que todas as vozes presentes na faixa foram geradas por inteligência artificial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias