O ator José Wilker, que morreu na manhã deste sábado (6), no Rio de Janeiro, vítima de um infarto, teve uma história curiosa em Belém. O ator precisou se jogar nas águas do rio Guamá para não morrer queimado de um incêndio.

Segundo notícias do jornal “A Província do Pará”, de janeiro de 1979, o ator estava na cidade gravando cenas para “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues, quando teve início um incêndio no Palácio dos Bares, no bairro da Condor, um dos cenários do filme.

“As chamas começaram por volta das 10 horas e, segundo o eletricista Pedro Cavalcante, tudo começou quando do aquecimento de um refletor de cinco mil watts. Um pedaço de fibra, material empregado na confecção do cenário, caíra no refletor, provocando o fogo, que em questão de segundos tomava conta de toda a ala onde funcionava o salão de dança, palco e reservados, destruindo-a totalmente”, informou o jornal da época.

“O ator José Wilker, na ocasião em que começou o incêndio no salão do ‘Palácio dos Bares’, teve que se jogar dentro d’água e nadar uns poucos metros, indo para a parte dos fundos, onde foi resgatado por algumas pessoas que estavam na margem. O ator ficou esperando o salvamento agarrado às estacas de sustentação do assoalho do bar”, continua a notícia.

Segundo o jornal, o ator Fábio Júnior teve um corte no pé e atriz Betty Faria ficou “assistindo o desespero do pessoal da equipe técnica que lutava para salvar o equipamento”.

(DOLcom informações do tumblr Fragmentos de Belém)

MAIS ACESSADAS