A riqueza culinária do Pará é destaque na nova temporada de “Tempero de Família”, que estreia hoje no canal pago GNT. Será a oportunidade dos fãs paraenses do “homão” Rodrigo Hilbert conferirem o resultado das gravações feitas em Belém, em novembro passado.

“Eeeee Belém do Pará... terra boa!!!”, declarou, após passar quase um mês por aqui. O programa sempre vai atrás de receitas passadas oralmente, de pai para filho. Daí a escolha de abordar a culinária paraense, que mantém características locais e usa ingredientes da cultura indígena com influência portuguesa e africana.

Para os episódios, Rodrigo participou de gravações no mercado do Ver-o-Peso. Bem à vontade, ele se juntou aos feirantes para obter um dos ingredientes mais trabalhosos: o tucupi. Hilbert mostrou habilidade com o facão e se pôs a descascar mandioca. Cercado dos olhares curiosos dos fãs ele usou o tipiti (prensa de palha trançada). Em seu perfil no Instagram, Rodrigo postou vídeo focando as mãos de um feirante usando uma peneira para extrair o líquido. “Esse tucupi é nosso!!”, declarou o apresentador. Em sua passagem pela capital paraense, Rodrigo visitou pontos turísticos, conversou com Dona Onete, a fotógrafa Walda Marques, visitou o Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá e até apareceu conduzindo uma rabeta.

“Linda e encantadora Belém do Pará, muito obrigado pelo carinho com toda a equipe de #temperodefamilia. Depois de 22 dias com muito tacacá, maniçoba, tucupi, jambu, pupunha, alfavaca, bacuri, cupuaçu, açaí, filhote, tambaqui e muitos encontros especiais, vamos sentir saudades!!!”, postou nas redes sociais à época.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS