Claudia Rodrigues, 46 anos, luta contra a esclerose múltipla desde 2000. Porém, a condição não a faz deixar de aproveitar o dia quando pode. Nesta quinta-feira (10/5), por exemplo, a atriz foi vista aproveitando um dia na praia, em Ipanema, zona sul do Rio, ao lado da filha Iza, de 16 anos, e da empresária, Adriane Bonato.

Em fevereiro deste ano, Claudia foi internada para tratar complicações da doença. “Ela começou a ter sintomas de um surto por causa da esclerose, falha na audição e visão e dificuldades de caminhar. Não conseguiu tomar banho sozinha, chegou a falar coisas totalmente desconexas. Por isso foi internada em regime fechado sem previsão de alta”, disse, na época, Adriane.

A humorista apresentou melhora após realizar um procedimento de transplante de células-tronco, no ano passado. O tratamento feito por Claudia auxiliou na diminuição de seu Índice de Incapacidade, que caiu de pontuação 6 para 5. O índice, que vai de 0 a 10 (sendo 0 o melhor e 10, o pior), mede a gravidade das sequelas da esclerose.

Famosa por personagens como Marinete, de A Diarista, e Sirene, em Sai de Baixo, Claudia está afastada da televisão desde 2012. Seu último trabalho foi no humorístico Zorra Total.

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa que atinge o sistema nervoso, causando sintomas muito diversos, decorridos dos problemas de comunicação entre o cérebro e o corpo. Fortes dores, fadiga e comprometimento da coordenação motora são os mais comuns. Apesar de não ter cura, tratamentos auxiliam na recuperação das funções debilitadas pela doença.

Fonte: Metropoles

MAIS ACESSADAS