Um dos jogos mais populares das últimas gerações de jovens, o Role-Playing Game (RPG) possui adeptos em todas as partes do mundo e os jogadores não pertencem a uma faixa etária específica. De crianças até aos mais idosos, não há especificações para gostar de jogar.

Apesar do título aparecer bastante em jogos virtuais (que não é o caso aqui), o RPG é um tipo de jogo em que os participantes encarnam personagens e criam narrativas em conjunto. É preciso muita imaginação, pois você cria e interpreta seu personagem sob as regras e a história narrada pelo narrador – e também deve contar um pouco com a sorte, pois os dados fazem parte do jogo e podem decidir o futuro do seu personagem.

Em Belém, simpatizantes do jogo criaram o “RPG Pará”, em 2010, com o objetivo de organizar encontros entre outros jogadores da cidade e das proximidades. O grupo já realizou eventos em diversas instituições.

Os dados são itens clássicos no RPG e determinam o futuro do seu personagem

Em setembro, o RPG Pará está promovendo encontro todos os sábados. Em parceria com a Biblioteca Arthur Viana, os encontros começaram nesse sábado (1) e vão até o dia 29, das 15 às 19 horas, no Centur, em Belém.

Em agosto, foram realizados dois encontros e em setembro os participantes irão se encontrar durante todos os sábados do mês.

O espaço é dividido em 6 grupos, com 6 participantes cada, totalizando 36 jogadores.

Curiosidade

A sigla começou a ser usada em vídeo-games para classificar aqueles jogos em que há “liberdade” do personagem em percorrer o cenário livremente, não obedecendo, necessariamente, uma sequência determinada pelo game.

Serviço

Encontro “RPG Cultura e Lazer” no sábado (1º de setembro), no Hall Ismael Nery, no prédio do Centur (sede da Fundação Cultural do Pará), na Avenida Gentil Bittencourt, 650, em Belém.

(DOL)

MAIS ACESSADAS