plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
Dia do cosplay

21/07 é dia do Cosplay: podemos ser heróis por um dia

Reunidos aos milhares ao redor do mundo fãs comemoram o dia do cosplay

Imagem ilustrativa da notícia 21/07 é dia do Cosplay: podemos ser heróis por um dia camera Yali Nakashima

O Dia dos Cosplay celebra o costume de se caracterizar como seu herói preferido, tem a sua denominação proveniente do japonês "Kosupure" a tradução literal para o português seria "disfarçar-se de um personagem" uma abreviação de "costume roleplay" tornou-se popular no Brasil e no mundo.

21/07 é dia do Cosplay: podemos ser heróis por um dia
📷 |Yali Nakashima

A data surgiu por iniciativa de Adrian Oliveira, do grupo Melhores Cosplays do Mundo (MCM) no ano de 2011 e foi escolhido por votação, ficando decidido no dia 21 de Julho. O mesmo dia é comemorado nos Estados Unidos e vem sendo comemorado em várias partes do mundo sempre no último sábado do mês de agosto.

O registro do uso de uma fantasia em um evento é de 1939 na Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon), onde Forrest J. Ackerman com a fantasia chamada "future costume" e Myrtle R. Douglas com uma versão do vestido do filme de 1936 “Things to Come”. Mas foi só em 1979 que surgiu de fato o primeiro cosplay. Karen Schnaubelt apresentou-se na convenção desse ano usando o traje do personagem de anime Captain Harlock.

Karen Schnaubelt usando seu cosplay de Captain Harlock.
📷 Karen Schnaubelt usando seu cosplay de Captain Harlock. |

Com o objetivo de conhecer melhor os cosplayers brasileiros, uma pesquisa foi realizada pela estudante de jornalismo e cosplay Bruna Wolff com mais de 300 cosplayers, revelando uma tendência de profissionalização dessa atividade, antes conhecida somente como um hobby. Confira os resultados!

PESQUISA: PERFIL DOS COSPLAYERS BRASILEIROS

  • A pesquisa trouxe dados interessantes sobre o público estudado, a começar pela idade dos respondentes que, ao contrário do pensamento comum de que cosplayers são majoritariamente crianças e adolescentes, 51% estão na faixa etária de 18 a 25 anos. O restante se divide em 37% entre 26 e 35 anos, 7% entre os menores de 18 anos e 5% com mais de 35 anos.
  • Além disso, é possível observar uma tendência crescente de profissionalização dentro desse meio, que antes era visto apenas como um hobby. 49% dos cosplayers que responderam a pesquisa afirmam que fazem cosplay apenas como hobby; 32% ainda consideram um hobby, mas pretendem trabalhar com cosplay no futuro; e 19% já trabalham como cosplayers profissionais.
  • O cosplay também já é uma fonte de renda para alguns membros da comunidade brasileira, sendo que 10% dos entrevistados têm o trabalho de cosplayer como principal fonte de renda. Além deles, 25% tem parte da renda proveniente do cosplay, apesar de não ser a ocupação principal, e os outros 65% ainda não trabalham profissionalmente como cosplayers.
  • Quanto a preferência de mídias dentro da Cultura Pop, 50% preferem fazer cosplay de animes, 25% de filmes e séries, 20% de games e 5% de livros e histórias em quadrinhos. Além disso, 51% dos respondentes fazem cosplay há mais de 5 anos.
  • Com base na pesquisa, também é possível observar que os cosplayers brasileiros são consumidores em potencial, acompanhando a tendência dos fãs de Cultura Pop. 55% se declaram gamers, 58% são colecionadores de itens geeks e 18% são entusiastas de tecnologia, demonstrando um grande interesse nesses mercados em ascensão.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em HQPOP

Leia mais notícias de HQPOP. Clique aqui!

Últimas Notícias