plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BIENAL ONLINE

Música e quadrinhos são os temas da Bienal dos Quadrinhos

Mais de 40 convidados nacionais e internacionais participam de debates, palestras e oficinas gratuitas sobre o tema “Música & Quadrinhos”

Imagem ilustrativa da notícia Música e quadrinhos são os temas da Bienal dos Quadrinhos camera Emerson Coe

A Bienal de Quadrinhos Online segue com sua programação gratuita nos meses de setembro e outubro, com uma série de atrações. Sob o tema Música & Quadrinhos, 4 palestras, 8 live-debates e 7 oficinas acontecem entre 23 de setembro e 3 de outubro, sempre nas redes sociais da Bienal (YouTube, Facebook e Instagram) com a participação de mais de 40 convidados nacionais e internacionais.

Confira a

No dia 24 de setembro (sexta-feira), às 20h, Reinaldo Figueiredo lança o livro “Paradas Musicais” em palestra com mediação do jornalista Sandro Moser. Reinaldo, que também é músico de jazz, passou pelos periódicos humoristas O Pasquim, Planeta Diário e Casseta e Planeta, e agora, com sua nova obra, mistura escalas e tintas, a música e o humor.

Música e quadrinhos são os temas da Bienal dos Quadrinhos
📷 |

No sábado, dia 25 de setembro, às 16h, acontece o debate “Músicos que Amam Quadrinhos”, com participação de Jr. Tolstoi, produtor musical vencedor de dois Grammys Latinos que trabalhou com Caetano Veloso, Jards Macalé e Ana Carolina; de Thedy Correa, músico fundador da banda Nenhum de Nós; e de Vlad Urban, guitarrista das bandas Os Catalépticos e Sick Sick Sinners e um dos organizadores do festival Psycho Carnival.

No domingo, 26 de setembro, às 17h, a quadrinista chilena Sol Díaz, o brasileiro radicado em Portugal Cecil Silveira e a brasileira Gabriela Borges debatem sobre o tema “Corpas Políticas”: aventuras editoriais que multiplicam as vozes, os traços e as cores na representação da mulher (cis e trans) nos quadrinhos. Esta ação é uma parceria da Bienal de Quadrinhos de Curitiba com o Instituto Camões – CCP em Brasília, também presente no debate “Coletivos e a Cena Independente” (3/10, às 17h), e da oficina “Exercícios em Contra-Cópia”, ministrada pela portuguesa Cecil Silveira na sexta-feira (24/9) e domingo (26/9), das 9h às 12h.

Música e quadrinhos são os temas da Bienal dos Quadrinhos
📷 |

No dia 3 de outubro, domingo, às 8 da noite, o quadrinista Gidalti Jr., vencedor dos prêmios Jabuti e White Ravens com sua obra “Castanha do Pará”, conversa com o músico paraense Felipe Cordeiro na palestra “É Brega”, que apresenta “Brega Story”, nova graphic novel de Gildati Jr., ambientada em Belém – fruto de suas pesquisas entre as manifestações culturais periféricas e o mainstream.

Oficinas gratuitas

Entre as oficinas oferecidas (com inscrições esgotadas) estão “Exercícios em Contra-Cópia”, em que Cecil Silveira estimula a reflexão sobre obras canônicas, e a reprodução delas com base em provocações contemporâneas. Também na programação, há “Introdução à Animação 2D”, com Carlos Iubel; “Desenhando a Canção”, com Yuri Garfunkel; “Tempo e Forma: a Representação Visual do Tempo”, sob a batuta da argentina Delius; e “Criação de Super-Heróis”, com Ariel da Cunha. As oficinas são dirigidas a públicos diversos (adulto, infantil, profissionais, iniciantes) e ofertadas em vagas limitadas, por meio de inscrições divulgadas no site e mídias da Bienal.

Música e quadrinhos são os temas da Bienal dos Quadrinhos
📷 |

A Bienal Online

Neste ano, a 6ª edição da Bienal de Quadrinhos, agora totalmente online, apresenta cinco meses de intensa programação cultural gratuita sobre o tema Música & Quadrinhos, com participação de cerca de 140 artistas nacionais e internacionais. Da residência artística ao lançamento de uma coletânea inédita com obras de Luiz Gê – homenageado da edição, há também uma feira de HQs online e a cocriação de obras e ações formativas voltadas ao público de cidades da região metropolitana de Curitiba.

Em novembro, a feira da Bienal de Quadrinhos, tradicional espaço de trocas, encontros e surpresas, ganha nesta edição um formato totalmente online, mas com as mesmas características que a consolidaram como um dos eventos mais aguardados da Bienal. Num ambiente virtual, haverá o compartilhamento de interesses na produção de HQs, exposição de artistas e editores, com interação em tempo real com o público. Serão 100 participantes selecionados pela curadoria da Bienal de Quadrinhos: Mitie Taketani, fundadora da Itiban Comic Shop; Vadeco Schettini, músico e produtor; e Fabio Zimbres, quadrinista e ilustrador. Ao todo serão 12 horas de programação, e uma festa online para celebrar o encerramento.

Comprovando seu compromisso com a formação cultural, a Bienal de Quadrinhos Online também irá promover uma oficina online de HQs. Desenvolvida pelo Instituto Caranguejo, a ação será especialmente direcionada para o público infanto-juvenil das escolas públicas, em articulação com as regionais de educação em Curitiba.

Em outubro, a Bienal Circula leva até Araucária e São José dos Pinhais atividades culturais de intercâmbio com quatro artistas locais (dois de cada cidade) e dois nacionais para a coprodução de uma obra coletiva. A ação será desenvolvida de forma online, por meio de encontros virtuais entre os artistas. As obras resultantes serão executadas em espaços públicos das cidades e o processo será registrado e disponibilizado nas redes sociais da Bienal.

No decorrer das ações, os 10 anos de vida da Bienal de Quadrinhos de Curitiba serão celebrados. Em novembro e dezembro, uma série de vídeos sobre todas as edições irá relembrar momentos importantes – e desvendar os segredos para que um evento gratuito de democratização da cultura tenha resistido e impactado tanta gente por tanto tempo.

SERVIÇO

Bienal de Quadrinhos Online

bienaldequadrinhos.com.br

De agosto a dezembro de 2021

Nas redes sociais da Bienal:

Instagram: @bienaldequadrinhos

Facebook: facebook.com/bienaldequadrinhos

YouTube: Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Todos os eventos são gratuitos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em HQPOP

Leia mais notícias de HQPOP. Clique aqui!

Últimas Notícias