A ArtStation é considerada a plataforma mais popular para artistas em todo o mundo fazerem upload de seus trabalhos e exibirem seu portfólio. Considerados o LinkedIn dos artistas 2D e 3D, já que nele são publicadas ofertas de emprego e ao mesmo tempo funciona como uma espécie de rede social com amigos, mensagens, curtidas e comentários.
Levando em consideração a importância dessa plataforma para os artistas, eles viram a necessidade de protestar contra o ArtStation por permitir imagens geradas por IA. E com razão, já que muitos artistas vivem de sua arte ou tentam conseguir um emprego.Essa plataforma é levada a sério, já que muitas das empresas que procuram contratar artistas vêm ao ArtStation para postar suas vagas de emprego e ver se elas se qualificam. concentrada principalmente no mundo dos videogames nela podemos ver os perfis de alguns dos melhores artistas 2D e 3D do mundo.
Nesse contexto, surgem protestos entre os artistas que a utilizam por todo o globo, ao que parece toda a seriedade que ela tenta transmitir desapareceu. Isso causou um protesto mundial entre os artistas da plataforma, que viram a mesma repleta desse tipo de imagem de IA e que recebem o maior número de visitas.
Protestos chegam à Epic Games, proprietária da ArtStation
Tudo isso acontece porque o ArtStation realmente não faz nada com a arte gerada por IA, não há proteções ou políticas contra isso. Como o ArtStation não faz nada, pelo menos os artistas podem colocar uma etiqueta e se revelar. Como ele diz, a culpa não é das imagens de IA, porque todos gostamos de experimentar com elas e ver os resultados, é o fato de não haver como diferenciá-las e serem publicadas em um site profissional. Depois de um dia intenso, os protestos finalmente chegaram à Epic Games, empresa que comprou a ArtStation em 2021.
Nessa situação, a Epic confirma que as diretrizes do ArtStation não proíbem o uso de IA, mas também afirma que a plataforma foi criada para mostrar a originalidade e o trabalho árduo dos artistas. Por isso, incentivam os usuários a serem transparentes no processo de criação de suas obras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar