Nesta sexta-feira (26), durante o 4º Encontro de Quadrinhistas e Escritores do Pará, o Coletivo Kitnet apresenta ao público sua mais recente produção: a HQ "Merenda". O evento, sediado no Centur (Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves), foi palco para o lançamento.
Composta por uma coletânea de histórias críticas e cômicas, "Merenda" mergulha no universo do sistema educacional, trazendo à tona reflexões profundas por meio de uma narrativa visual envolvente. Idealizada e produzida pelos artistas amazônidas Mandy Modesto, Bell Modesto, César Modesto, Rafael Gonzaga, Felipe Marques, além das estreias de Guilherme Souza e Hélio Ramon, a HQ promete dar voz e visibilidade aos profissionais do apoio escolar, frequentemente invisibilizados.
A capa da revista, inspirada nas antigas cartilhas de ABC da década de 1970, traz uma homenagem singular à "tia da merenda", figura icônica que ganha destaque como heroína do ambiente escolar. Esta escolha não apenas resgata uma memória afetiva, mas também lança luz sobre uma categoria muitas vezes esquecida, porém essencial para o funcionamento das instituições de ensino.
Em um movimento de ressignificação, os quadrinhos, outrora proibidos nas escolas, hoje são celebrados como poderosas ferramentas de estímulo à leitura e ao letramento crítico. Nesse contexto, "Merenda" surge como uma contribuição significativa para o enriquecimento do debate sobre educação, convidando toda a comunidade envolvida no processo de ensino/aprendizagem a refletir sobre suas práticas e desafios.
O Coletivo Kitnet, surgiu entre os habitués do estúdio da artista Mandy Modesto em Belém do Pará, na Pedreira, bairro emblemático da cidade, reafirma sua presença na cena cultural paraense. As histórias presentes na HQ "Merenda" são fruto de conversas entre amigos e amigas que compartilham suas experiências e visões de mundo dentro de um modesto kitnet, mostrando que grandes ideias podem surgir de espaços aparentemente simples.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Conheça o incrível mundo dos quadrinhos na Amazônia!
- Mangá mistura cultura brasileira e influências de shonen
- Coletivo de Quadrinistas Indígenas lança campanha
O lançamento da HQ "Merenda" é um marco não apenas para o Coletivo Kitnet, mas também para a cultura paraense como um todo. Com sua abordagem ousada e comprometida, promete conquistar leitores e leitoras ávidos por narrativas autênticas e transformadoras.
Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Serviço:
O lançamento será no CENTUR - FCP. Às 16h00. No 4° Encontro de Quadrinistas e Escritores do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar