plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PROJETO MOA

“Pelas Fitas - Vol. II” é coletânea de artistas periféricos

Coletânea está disponível a partir desta sexta (23) e traz estilos produzidos nas periferias da Grande Belém

Imagem ilustrativa da notícia “Pelas Fitas - Vol. II” é coletânea de artistas periféricos camera A capa do álbum busca representar a diversidade e as raízes profundas da música paraense | Reprodução

Qual é o estilo musical produzido nas periferias das grandes cidades? Rap? Funk? Tecnobrega? É isso, sim, mas também muito mais.

É o que mostra a coletânea “Projeto Moa: Pelas Fitas - Vol. II” que chega a todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (23).

Dentre a diversidade de estilos musicais representados no álbum, não poderiam faltar o rap, o carimbó e o samba, que são gêneros largamente produzidos e difundidos nas periferias da Grande Belém.

Mas, além destas manifestações, a coletânea também trará música romântica, eletrônica, R&B e até mesmo o hardocore.

Um dos destaques do álbum é a canção “Verequete Filho de Yemanjá”, composta e interpretada pela Mestra Cenira do Verequete, artista paraense que partiu para junto de seu eterno companheiro, o mestre Verequete, em abril de 2021, por conta de complicações de saúde decorrentes da Covid-19.

Essa faixa é o único registro da obra de Mestra Cenira gravado em estúdio, e conta ainda com a participação do Mestre Curica no banjo e do Mestre Cancan na percussão e no coro.

Do ponto de vista lírico, a coletânea buscou valorizar e dar representatividade a discursos e pontos de vista dos jovens negros, das mulheres e pessoas LGBTQI+, da classe trabalhadora e dos moradores das periferias urbanas.

Carregadas de simbolismos e de vivências próprias desses grupos sociais em seu processo de luta e emancipação, as letras presentes no álbum “Pelas Fitas” versam sobre resistência, injustiça e desigualdades sociais, mas também trazem muito amor, desejo, magia e espiritualidade.

A própria capa do álbum busca representar a diversidade e as raízes profundas da música paraense por meio de uma imagem da cidade de Belém que remete tanto aos antigos discos de vinil (sobretudo às coletâneas de música clássica que eram editadas nos anos 1980), quanto aos quadros de artistas plásticos populares que expõem suas obras em feiras públicas e nas ruas da cidade.

Reunindo dez faixas autorais gravadas entre janeiro e fevereiro de 2021, a coletânea “Pelas Fitas” foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Essa é a segunda coletânea de artistas paraenses produzidos pelo coletivo Moa - Centro de Produção Musical com Tecnologias Digitais.

O Projeto Moa foi criado com o objetivo de fomentar as cadeias de produção musical entre jovens das periferias de Belém.

Toda a organização do processo de produção da coletânea ficou a cargo da professora, artista e produtora cultural Rebecca Braga. A curadoria dos artistas selecionados foi realizada inteiramente por jovens formados pelo Projeto Moa nas oficinas de produção de áudio e produção cultural ministradas em 2019.

Além disso, dois ex-alunos do Moa que atualmente encontram-se atuando profissionalmente em suas respectivas áreas de especialização participaram ativamente da produção do álbum: a fotógrafa Amarilis Marisa ficou responsável pelos cliques que registraram o processo de gravação e pelo gerenciamento das mídias sociais do Moa, enquanto o produtor de áudio Sebastião Trindade (do selo Black Mamb4 Records) assumiu as gravações de estúdio, a criação arranjos eletrônicos e a pós produção (mixagem e masterização) em muitas das faixas incluídas na coletânea.

“Projeto Moa: Pelas Fitas” é um trabalho que conta, ainda, com o talento artístico e técnico dos produtores musicais Dan Bordallo e Leo Chermont, do estúdio Casarão Floresta Sonora, e do professor e produtor musical Giancarlo Frabetti, do selo Braçal Discos, responsável geral pela produção de áudio desse trabalho.

SERVIÇO

“Projeto Moa: Pelas Fitas - vol. II”

Lançamento: 23/04 (sexta-feira)

Onde: em todas as plataformas digitais

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias