plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REI DO REGGAE

40 anos depois: a música de Bob Marley continua relevante

Bob Marley morreu em decorrência de uma espécie de câncer de pele, contra o qual lutou por oito meses

Imagem ilustrativa da notícia 40 anos depois: a música de Bob Marley continua relevante camera O que há sobre esse homem, e particularmente a potência de sua música, algumas das quais foram escritas há meio século, que continua a mexer com o público? | David Burnett (Reprodução - Facebook)

Quatro décadas após o falecimento do rei do reggae, Bob Marley, sua música continua a ter ressonância e relevância para o público, alguns dos quais nasceram após sua morte.

O que há sobre esse homem, e particularmente a potência de sua música, algumas das quais foram escritas há meio século, que continua a mexer com o público?

Os filhos de Marley, Ziggy e Julian, buscam manter vivo o legado musical de seu pai.

Vídeo: família bebe e ouve reggae sobre o túmulo de parente em Marituba

Ziggy, nascido David Nesta Marley em 17 de outubro de 1968, o filho mais velho de Marley e sua esposa Rita, vê o trabalho realizado por ele e seus irmãos como fundamental para a continuação dos alicerces lançados por seu falecido pai.

“Muito da relevância se deve ao trabalho de seus filhos e isso impulsiona seu legado. Temos ajudado a manter sua música viva com nossos trabalhos e a forma como tratamos seu legado. Está ligado à forma como colocamos seu nome lá e o que defendemos ”, disse ele ao Jamaica Observer de sua casa na Califórnia ontem (10).

Para Julian, que nasceu em Londres em 4 de junho de 1975, está claro para ele que seu pai foi ordenado para realizar o trabalho que fez na Terra e, portanto, o legado faz parte do cumprimento disso.

“Meu pai foi escolhido pelo Todo Poderoso para realizar o que todos nós vivemos. Quando você olha as obras, a missão e o homem, fica claro. Não consigo explicar por mim mesma. Isso está claramente em um reino muito mais profundo e o Todo Poderoso está na vanguarda desta vibração. Ele era um veículo para o Todo Poderoso, e essa música ... é mais pesada do que eu ”, Julian Marley filosofou.

“É gratificante ver as obras de meu pai ainda ensinando e alimentando as pessoas”, continuou ele.

Ziggy também compartilhou que parte integrante do legado e da relevância é o quão relacionável Bob continua a ser.

“Uma das coisas que também observei é que as pessoas continuam a ver Bob como um ser humano. Isso é baseado em quem eles pensam que ele era, com base no que leram, ouviram e viram nas várias entrevistas e extraídas da música. Eles o têm em alta conta ... mas ao mesmo tempo o veem como alguém com quem eles poderiam beber uma cerveja, fumar um pouco de maconha ... ele poderia ter sido seu amigo. Poucas pessoas veem Michael Jackson ou Elvis Presley dessa forma, mas a capacidade de identificação de Bob como pessoa os atrai a ele. Ninguém mais na história da música atrai as pessoas dessa forma ”, disse Ziggy.

Os irmãos foram claros no que diz respeito à música e ao nome Marley.

“Deve continuar”, observou Julian. “Devemos falar de injustiça e dar elevação ao povo. A missão nunca termina. Devemos continuar a trazer filhos para o Todo Poderoso. ”

“A próxima geração pode dar o exemplo, assim como meu pai e seus filhos. Essa mesma filosofia de amor deve ser levada para a próxima geração. Eles devem colocar o propósito antes do sucesso comercial. Foi assim que meu pai fez e continuamos. Portanto, para que o legado continue e permaneça relevante, esse tem que ser o plano ”, disse Ziggy.

Em virtude da idade, Ziggy tem memórias mais vivas do dia em que seu pai faleceu em 1981.

“Nós tínhamos ido vê-lo antes, mas naquele dia estávamos na casa da nossa avó na Flórida. Um telefonema veio e me lembro de Cedella descendo as escadas e ninguém precisava me dizer o que havia acontecido ... só para olhar no rosto dela e no silêncio, eu simplesmente sabia”.

Julian, que tinha apenas cinco anos na época, não consegue se lembrar do dia real, mas notou que com o tempo ele percebeu que seu pai havia morrido. Ele, no entanto, guarda uma única memória de se encontrar com seu pai superstar.

“Foi no Crystal Palace em Londres em 1980. Eu só me lembro de estar nos bastidores do camarim dele, que era uma tenda. Quando criança, eu andava com as outras crianças e não prestava muita atenção aos adultos ”, disse Julian.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias