plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMPLETO

Festival Psica divulga programação com 42 shows em Belém

Elza Soares & Renegado, Crocodilo, Black Alien fazem parte do evento que ocorre em dezembro e mjarca o retorno dos festivais na capital

Imagem ilustrativa da notícia Festival
Psica divulga programação com 42 shows em Belém camera Karol Koncá, Elza Soares e Potyguara Bardo fazem parte dos shows deste ano | Reprodução

Já considerado o maior Festival Psica da história, a 9ª edição do evento apresenta seis dias de programação com 42 shows que celebram a música preta brasileira, especialmente a afro amazônica.

O evento será realizado entre os dias 14 e 19 de dezembro, no estacionamento do Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém, com shows de Elza Soares & Renegado, Chico César, Karol Conká, Black Alien, Marina Sena, Tasha & Tracie, Potyguara Bardo, Nic Dias + Vandal, entre outros, que se dividem em três palcos além da aparelhagem Gigante Crocodilo Prime, que será montada no evento com toda a estrutura. O Festival Psica 2021 tem patrocínio da Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear).

Celebrando a cultura e ancestralidade afro amazônica, o Psica 2021 vem com um manifesto neo-cabano de retomada do poder pelo povo preto e periférico.

Esse é o tom do vídeo que apresenta o festival, trazendo vozes de Nic Dias, Leona Vingativa, Valéria Paiva e Elza Soares, que narram parte do manifesto Psica escrito pelo artista paraense Byxa do Mato, com direção do também artista Matheus Almeida.

O line up vem marcado por grandes nomes da música preta brasileira, como Chico César, Elza Soares, Karol Conká e Black Alien, que influenciaram com seu trabalho uma nova geração de artistas que também marcam presença no palco do Psica, como Jeff Moraes, Tasha & Tracie, Nic Dias + Vandal, Arthur da Silva, entre outros.

A nova MPB independente está representada na programação pelo fenômeno de 2021 Marina Sena, a metralhadora de hits que teve a música “Por Supuesto” em primeiro lugar no ranking “Viral Global” do Spotify. Além dela, Potyguara Bardo, Os Amantes, Deize Tigrona e performances do coletivo NoiteSuja deixam o line up ainda mais diverso, celebrando o movimento do orgulho.

A sonoridade nortista ganha tons de festas nos shows de Arraial do Pavulagem, Bando Mastodontes, Carimbó Cobra Venenosa, Fruto Sensual, Layse e Os Sinceros, Flor de Mururé, Os Falsos do Carimbó e com a aparelhagem Gigante Crocodilo Prime, com sua superestrutura de som, luz e cenografia.

Não seria Psica sem grandes nomes do underground brasileiro e paraense. Garotos Podres, Torture Squad, Delinquentes, Baixo Calão, Klitores Kaos, Petals Blade e Inferno Nuclear vão garantir rodinhas de pogo e discursos de protesto antifascista que fazem parte do espírito rockqueiro. Quem segue a mesma filosofia é o RAP, cada vez mais afiado e com discursos de celebração da vida periférica. FBC, Kratos + Sumano e o grande show RAP Amazônia no Ataque, que traz MC’s de vários estados do norte brasileiro, são atrações que mostram a diversidade da rima e da poesia preta periférica. Formam o supergrupo do RAP Amazônia no Ataque os MC’s paraenses Drin Esc, Urb4no, Íra e o trio DaBruxa Clan, além dos amapaenses, Yanna Mc e MC Super Shock, o manauara Kurt Sutil e os DJ’s paraenses Morcegão e Navi Beatz.

As novidades da música paraense ocupam os palcos principais do Festival Psica com shows de O Cinza, Velhos Cabanos, Daniel ADR + Reiner + Pratagy, Íris da Selva e os marabaenses LUI e AQNO. Os beats e sets mais quentes da cidade garantem a festa, que será comandada pelos DJs Zek Picoteiro, Miss Tacacá, Mauvi, DBL e o convidado especial DJ da festa Batekoo, Fresh Prince da Bahia.

“É muito emocionante estar entregando o Psica com um line up desse, logo depois da gente ter passado por umas das piores crises da humanidade. Fomos um dos setores mais afetados com a pandemia, e voltar vivos e fortes com o Festival Psica 2021 é de uma felicidade sem tamanho. Tem muita gente trabalhando duro pra entregar esse momento histórico pros eventos culturais no nosso estado, vai ser muito lindo”, celebra o diretor do evento, Jeft Dias.

PROGRAMAÇÃO

O Festival começa no dia 14 de dezembro com mesas, palestras e oficinas que compõem uma programação formativa direcionada para a juventude periférica da região metropolitana de Belém. No dia 17, a festa tem início com um dia gratuito de evento, em um local que ainda será confirmado pela produção. No sábado e domingo, dia 18 e 19 de dezembro, a programação faz morada no estacionamento do Shopping Bosque Grão-Pará, com três palcos e uma programação que começa 17h e vai até 04 da manhã.

“Não tá sendo fácil entregar o primeiro festival pós pandemia do estado agora em dezembro. São diversos obstáculos. Até o início de outubro não podia acontecer eventos com mais de 30% da lotação do espaço. Então por aí já dá pra tirar a dificuldade que tivemos pra fechar os artistas e casas de show. Mas conseguimos fechar tudo e até o dia 8 de novembro o line up vai tá na praça, e temos certeza que vamos fazer história com essa edição do festival”, comemora Jeft Dias, diretor do festival.

SEGURANÇA

Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde, das entidades de saúde do Estado do Pará e do Município de Belém, o evento será realizado nos dias 14 a 19 de dezembro. Além dos shows, montados em Belém, o Festival oferece uma programação formativa que, pela primeira vez, será realizada na periferia da região metropolitana de Belém. A confirmação do Festival traz esperança de uma nova fase para a arte periférica na cidade e para os artistas do cenário independente, que ainda sofrem com falta de incentivos e baixa procura por apresentações ao vivo.

“Além de servir como um incentivo à vacinação, a volta dos shows é muito importante para a cadeia produtiva do estado, que sofreu um baque enorme com a pandemia. É preciso voltar ao trabalho, mas com muita cautela e respeitando todos os protocolos de prevenção e combate ao covid. Vai ser incrível entregar esse evento em comemoração a uma Belém 100% vacinada. Estamos muito otimistas e cheios de confiança que vai dar tudo certo”, prospera o diretor do festival, Jeft Dias.

As vendas de Passaportes Psica, que garante todos os dias de evento, estão abertas pelo site ingresse.com/psica2021. Quem garantir o ingresso antecipadamente, paga um valor em conta e ainda ajuda o festival, depois da crise de saúde que afetou toda a cadeia cultural no Brasil e no mundo. “A ideia é criar uma rede de consumidores fiéis do festival que confiam plenamente no nosso trabalho e por isso compram antes de todo mundo, sem nem ao menos saber o que vem pela frente”, explica Gerson Junior, diretor do evento.

FESTIVAL PSICA 2021

14 a 19 de dezembro

Local: Estacionamento do Shopping Bosque Grão-Pará

PROGRAMAÇÃO:

ELZA SOARES & RENEGADO - GIGANTE CROCODILO PRIME - CHICO CÉSAR - KAROL CONKÁ - BLACK ALIEN - MARINA SENA - POTYGUARA BARDO - TASHA & TRACIE - GAROTOS PODRES - OS AMANTES - ARRAIAL DO PAVULAGEM - BANDO MASTODONTES - NIC DIAS + VANDAL - DEIZE TIGRONA - FBC - TORTURE SQUAD - FRUTO SENSUAL - JEFF MORAES - DELINQUENTES - BAIXO CALÃO - O CINZA - VELHOS CABANOS - DANIEL ADR + PRATAGY + REINER - DJ FRESH PRINCE DA BAHIA (BATEKOO) - ARTHUR DA SILVA - CARIMBÓ COBRA VENENOSA - RAP AMAZÔNIA NO ATAQUE (Drin Esc, Urb4no, Íra, DaBruxa Clan, Yanna MC, Kurt Sutil, Mc Super Shock, Morcegão, Navi Beatz) - INFERNO NUCLEAR - KRATOS + SUMANO - LAYSE E OS SINCEROS - AQNO - NOITE SUJA - KLITORES KAOS - PETALS BLADE - IRIS DA SELVA - FLOR DE MURURÉ - OS FALSOS DO CARIMBÓ - LUI - DJ ZEK PICOTEIRO - DJ MISS TACACÁ - DJ MAUVI - DJ DBL

PATROCÍNIO:

Natura Musical

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias