Um dos reis do brega paraense, Wanderley Andrade, tem 35 anos de carreira e continua se reinventando. Ele acaba de lançar o videoclipe da música “Aí Saudade”, que já está no ar no DOLMusic, a plataforma de músicas inéditas do DOL.
O clipe foi gravado no famoso morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, mesmo cenário onde o astro do pop Michael Jackson gravou o sucesso “They Don’t Care About Us”, em 1996. O vídeo é marcado pelo sentimento de saudade, interpretado por Wanderley.
“No videoclipe, eu conto a história de um homem que morre de saudades da sua amada, após o fim do relacionamento”, afirma.
A música, de composição de Davi Salles, traz referências do saudoso cantor Reginaldo Rossi. “A inspiração vem da vontade de falar de amor como Reginaldo, pois ele falava de uma forma bonita, discreta e direta. Ele é minha inspiração”, revela.
Para o artista, não há outra forma de ser feliz que não seja demonstrando afeto e falando de amor. “Podem me chamar de brega e cafona, do que quiserem, mas sou de levar café na cama e de abrir a porta do carro à mulher. Eu mando flores sim, faço declaração e uma serenata pendurado no portão”, disse o cantor, citando um trecho da música.
O ladrão de coração, como é popularmente conhecido, conclui: “você percebe que o amor sempre está acima de tudo”.
Histórico
O cantor José Wanderley Andrade Lopes, filho de família humilde, nasceu em 06 de junho de 1964, em São Miguel do Jarí, distrito de Almerim, no Pará. Ele começou a cantar aos 14 anos e, desde então, não parou mais.
Ainda na juventude, passou a viver com americanos: foi quando aprendeu a falar fluentemente o Inglês. Aos 20 anos, passou a cantar em casas noturnas e, logo depois, virou intérprete em um hotel 05 estrelas de Belém. Ele aprendeu francês, italiano e espanhol. Em 1991, gravou seu primeiro LP em vinil e, no ano de 1997, explodiu nas paradas com a canção “Ladrão de Coração”, alcançando 267 mil cópias vendidas do seu CD.
Uma das principais características de Wanderley Andrade é desmistificar os problemas sociais do Brasil por meio de suas canções. Seu repertório é composto por letras simples, diretas e bem-humoradas, que exploram as mais variadas formas de paixões, dessas que afloram no peito do povo brasileiro, como os sucessos "Ladrão de coração", seguida de "Detento apaixonado". Sendo terrorista e traficante dos romances: em todas essas, Wanderley coloca o amor como centro das atenções e como o principal ingrediente das relações humanas.
Wanderley percorre quase todo território dos Norte e Nordeste do Brasil fazendo shows e divulgando seu trabalho. Nas capitais e cidadezinhas mais longínquas, o cantor chega sempre causando barulho, alegria e é aplaudido onde quer que esteja. E nestes momentos especiais, o rei esclarece: "Sou de Deus e do Povão".
Curiosidades
Wanderley Andrade tem em sua essência a autenticidade, que é vista através de seu visual irreverente, extravagante e luxuoso. Ele adotou em sua figura artística uma cabeleira colorida, botas, jóias de ouro e roupas extravagantes, o que faz dele um verdadeiro showman (desses que raramente encontramos no show business nacional).
Segundo o artista paraense, a inspiração vem de personagens familiares da música mundial como Elvis Presley, Nina Hagen, Raul Seixas, Pepeu Gomes e Sex Pistols. O curioso é que o artista é o próprio criador, desenhista e idealizador de toda a sua produção e figurino.
Outra curiosidade que faz parte dos shows de Wanderley é o momento que o artista joga para o público seus famosos "sacos cheirosos", pequenos saquinhos recheados de pó da raiz de patchouli (planta típica do Pará) e que possui um aroma delicioso.
Para ele, o "homem ou a mulher que pegarem um de seus sacos conseguirá encontrar seu verdadeiro amor ou sua cara-metade. Os felizardos que já encontraram, irão fortalecer ainda mais esse sentimento lindo que é o mais importante dentre todos os que existem entre a humanidade".
Reconhecimento
Sucesso nas apresentações pelo Brasil e no exterior, Wanderley Andrade conquista os fãs por sua autenticidade e por seu talento. Ele é um dos mais importantes representantes do ritmo pop calypso paraense, temperado com o swing caribenho e originado a partir de guitarradas históricas de Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis. Essa mistura de ritmos já conquistou adeptos em todo o país e caiu nas graças do grande público.
O cantor possui uma voz privilegiada, um carisma excepcional e um talento singular diante das câmeras, que fez com que o Brasil conhecesse o seu trabalho em 2013, quando foi convidado pela produção da Rede Globo para apresentar um programa de Moda Brega Fashion Paraense e que marcou a estreia do quadro "Brasil Total" de Regina Casé, exibido no Fantástico. A participação acabou lhe rendendo um contrato temporário, exclusivo com a Rede Globo de Televisão, assinado no dia seguinte.
DOL Music: Nova plataforma para divulgar sua música
Wanderley tem mais de 800 mil cópias vendidas em quatro discos anteriores, sendo um inédito no Brasil, por ser o único artista brasileiro a lançar CD duplo em dois idiomas e ao vivo. O repertório nacional foi feito pelos mais respeitados compositores paraenses, como Edílson Moreno, Tonny Brasil, Anterinho, Kim Marques, entre outros. Já o CD Internacional mostra clássicos da música mundial dos Bee Gees, Mark Knopfler, Creedence, inclusive do nosso saudoso Raul Seixas, que, por sua importância histórica no rock brasileiro, entra no cast internacional.
O cantor dá uma nova roupagem aos hits, solta sua voz poderosa e impressiona plateias espalhadas pelo mundo. O CD "Planeta" tem como música de trabalho a excepcional canção romântica "Admirador" e uma música internacional, com participação especial do cantor Italiano Michael Chiella, "New Caterpillar'', além de duas canções de Raul Seixas.
Plataforma
A nova plataforma do portal DOL, o DOL Music, lança clipes inéditos de artistas paraenses duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, com o objetivo de estimular e divulgar a cultura paraense.
No portal, o artista ou a banda tem acesso a todas as informações e regulamentos sobre como participar, e uma área específica para envio de videoclipe, videoselfie e release sobre seu novo trabalho, tudo de forma digital. Uma equipe de jornalistas é responsável por selecionar os clipes dos artistas, e o DOL fará a divulgação na plataforma e também em outros canais do Grupo RBA.
Aperte o play e assista o videoclipe:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar