Desde 2015, com a missão de impulsionar um recorte do que há de mais interessante na música instrumental e experimental contemporânea, o Festival Sonido - Música Instrumental & Experimental volta em sua 5ª edição presencial, em três dias de evento, com entrada gratuita e no já tradicional Mercado de Carnes Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém. 

Pela primeira vez, o Festival amplia seu alcance e se desdobra em mais uma edição que acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro em Parauapebas, interior do Pará. A programação conta também com a realização de oficina de musicalização infantil ministrada pela musicista Ângela Rika, voltada para as crianças da comunidade do Bengui, em Belém.  

Barretos troca sertanejos por peão premiado pela 1ª vez

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Banpará via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival Sonido é uma criação da Se Rasgum Produções que, há quase 20 anos, abre espaço para a música autoral na cidade, focando na construção de um público aberto a novidades, criando oportunidades, promovendo a troca entre artistas locais e nacionais, além de movimentar a economia local através da cultura. 

Depois da experiência de 2021, de acompanhar o Sonido em sessions pelo YouTube e pela TV fechada, agora o público poderá voltar a curtir ao vivo nomes como o pianista acreano João Donato, um dos maiores mestres da música brasileira, prestes a comemorar 70 anos de carreira e referência internacional por sua bossa-nova jazzística misturado ao samba, baião, hip-hop e funk. 

Festival é, além de tudo, um momento de confraternização e o Sonido deste ano traz grandes encontros de nomes de destaque da cena paraense. No ano passado, eles participaram da edição on-line do Festival,e, nesta edição o palco do Sonido terá a reunião presencial do Clube da Guitarrada, com os mestres Aldo Sena e Curica, no Mercado de Carnes Francisco Bolonha. E tem Berra Boi com o guitarreiro Félix Robatto, numa parceria inédita nos palcos. Se em 2019, eles eram atração do after, neste ano o duo Marapuama se apresenta no palco do Festival ao lado da baixista Inesita. Já o trio Pirucaba Jazz "pulou" do line up do Festival irmão Se Rasgum (2011) para encontrar a violonista Melina Fôro. O novíssimo projeto Realce, que une os produtores e multi-instrumentistas Mateus Estrela e Leonardo Chaves, mistura música eletrônica com rock, num encontro com a também multi-instrumentista Raissa Tyger, que tocará guitarra nesta apresentação. 

Gleyk & Gleyson lançam "Seu Amor Sou Eu"’ nesta quarta

Entre as novidades, a primeira banda instrumental negra LGBTQI+ com as baianas d' As Panteras Negras, a surf music e a sonoridade dos 50 e 70 do quarteto dos gaúchos As Aventuras e o rock psicodélico manauara do trio O Tronxo. 

Inspirado no blues, vem a guitarra amazônica do projeto Puget Blues que reúne músicos da cena de Belém. Também de Belém,  e depois de passar uma temporada de 15 anos morando na Europa, onde tem carreira musical, Felipe Sequeira apresenta seu novo projeto, composto de um time de músicos da cidade das mangueiras para mostrar seu jazz e se reconectar com suas influências musicais amazônicas. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana promete colocar todo mundo pra dançar ao som de versões de grandes clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos criados nas décadas de 50 e 60. 

SONIDO PARTIES 

As festas afters do Festival Sonido já viraram tradição. Para abrir em grande estilo, no dia 25, sexta-feira, a partir das 19h, acontece o Esquenta no Vinil, com entrada gratuita no Ná Figueiredo e com os DJs sets de Carol Morena, uma das organizadoras do festival baiano Radioca e da dupla fundadora da produtora Se Rasgum: Renée Chalu e Marcelo Damaso e Gbandini. 

Neste ano, as Sonido Parties acontecem na sexta e no sábado (26 e 27/8), a partir das 22h, no Rebujo, em noites quentes com a live do duo Forró Red Light, que tem batidas eletrônicas como ponto de partida para ritmos tradicionais e dançantes da música brasileira, além do lançamento do novo trabalho do DJ produtor paraense STRR, o projeto solo de Mateus Estrela, de Luh Del Fuego, codinome de Luciana Simões, vinda direto da nossa Jamaica Brasileira, São Luís (MA), e de Damasound (aka Marcelo Damaso). Os ingressos estarão à venda no Sympla (link para venda de ingressos). 

OFICINA:

A programação do 5º Festival Sonido conta com uma oficina de musicalização infantil ministrada pela musicista Ângela Rika. A oficina terá inscrições gratuitas e será realizada na Usina da Paz - Bengui, voltada para as crianças da comunidade.  

O 5° Festival Sonido tem o patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Banpará por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Cultural da Secretaria Municipal de Economia, Fumbel, Prefeituras de Belém e Parauapebas. Realização Se Rasgum, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo. 

SERVIÇO: 

5º FESTIVAL SONIDO

26, 27 e 28 de agosto - entrada gratuita

Belém, Mercado de Carnes Francisco Bolonha, Complexo do Ver-o-Peso (lotação sujeita à capacidade do Mercado)

26 de agosto - sexta-feira

A partir das 19h 

Clube da Guitarrada + Mestre Aldo Sena + Mestre Curica

Berra boi + Félix Robatto

As Panteras Negras

Marapuama e Inesita 

27 de agosto - sábado

A partir das 19h 

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

O Tronxo

Felipe Sequeira

Realce + Rayssa Tiger 

28 de agosto - domingo

A partir das 19h 

João Donato e Trio

As Aventuras

Puget Blues

Pirucaba Jazz + Melina Fôro

ESQUENTA NO VINIL

25 de agosto

A partir das 19h

Ná Figueiredo - R. Gentil Bittencourt, 449

Entrada gratuita

SONIDO PARTIES

26 e 27 de agosto

A partir das 22h

Rebujo - R. São Boaventura, 171 - Cidade Velha

Ingressos no Sympla: xxxx

26 de agosto 

Forró Red Light (DF)

Chico Corrêa (PB)

STRR (PA)

27 de agosto 

DJ Jurássico (SP)

Damasound (PA)

Luh Del Fuego (MA)

MAIS ACESSADAS