“Camisa Florida” é a nova produção do rapper Prog MC. O videoclipe e a letra da canção transmitem diversos elementos da cidade de Cametá, no nordeste paraense. “Essa canção é baseada na minha infância, vivida na Vila de Areião, em Cametá, o lugar onde cresci e onde estão minhas raízes. E a letra desse single fala também sobre experienciar os momentos de forma positiva, entre amigos e um amor”, comenta o artista sobre sua canção que está disponível no YouTube.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

O nome ‘Camisa Florida’ tem como inspiração a vestimenta típica dos eventos de música paraense, como as rodas de carimbó e siriá. “Inclusive, há uma referência ao Mestre Cupijó no videoclipe, um grande nome da cultura e da música cametaense. No refrão diz “óculos escuros, camisa florida”: as flores na vestimenta são uma alusão à nossa identidade latino-americana e caribenha”, aponta o artista.

O videoclipe tem como cenários a praia da Aldeia, principal cartão-postal da cidade e o Bar do Gato, um pub/ acervo histórico com temática retrô e que resgata com maestria a memória local. Os ambientes, a canção e os personagens do clipe manifestam saudosismo, amizade, amor e cultura. Prog explica que “o elenco é formado majoritariamente por pessoas, amigos e amigas da cidade natal, e é o que deixa a mensagem desse trabalho ainda mais sincera e sensível”.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

A direção visual também é assinada por um cametaense, Rudyeri Ribeiro, artista, formado em Cinema e Audiovisual pela UFPA, que recentemente filmou seu segundo

curta-metragem na cidade, "Sangria", ainda inédito. Rudyeri explica sobre a construção do clipe: “A ideia inicial era fazer um clipe inteiramente na praia, que é um cenário típico conhecido e bastante querido por nós [cametaenses]. Mas enquanto eu ouvia a música, ela me trazia uma cadência temporal, uma mudança de ritmo e clima que me remeteu a uma passagem de tempo. Apresentei então a ideia de gravarmos em dois ambientes, um mais solar (a praia) e um mais intimista, que foi filmado no Bar do Gato. Foi um processo muito legal e muito leve, principalmente por termos feito o videoclipe entre amigos. Tem muito afeto impresso ali”.

As reflexões sobre a cidade e a vida pessoal do artista nasceram a partir da leitura da poesia “O menino que carregava água na peneira” de Manoel de Barros e do livro “A hora da Estrela” de Clarice Lispector.

“Pude refletir sobre o fazer poético como uma brincadeira de palavras, como sempre gostei e sobre as histórias de pessoas que necessitam sair do seu lugar de origem para terem acesso a oportunidades. Então consegui colocar na letra tudo o que sentia”, detalha o artista. O single faz parte do novo EP do rapper que está em construção.

A produção musical de Tião Mamb4 buscou unir diferentes sensações, sendo a alegria a principal delas: “Essa música foi pensada e criada numa atmosfera de alegria, eu sinto assim. É uma música que tem bolero, tem boom bap, tem reggae e as ambientações vão mudando, mas a mensagem de alegria permanece até o fim, daquela sensação boa de nostalgia. Musicalmente, deixei essa energia em diferentes auras no decorrer da música”.

“Buscamos por uma sonoridade que faça as pessoas se conectarem com a sua infância e com o rio. E evidenciamos a beleza das relações com os outros e com a natureza, nos lugares lindos da minha cidade. Espero que todos curtam a música em momentos felizes e deixem aflorar os bons sentimentos”, finaliza Prog MC.

ASSISTA:

MAIS ACESSADAS