A cidade de Ourém, no nordeste do Pará, celebra o Festival da Canção Ouremense, que está na 38ª edição. O evento ocorre durante três dias, começando na quinta-feira, 18, e seguindo até sábado, 20, sempre a partir das 22h, na Concha Acústica, na orla do município. Uma das grandes propostas do evento é valorizar artistas locais e composições inéditas, premiando os três primeiros lugares e artistas em algumas categorias. Este ano, 24 músicas serão defendidas no festival, que receberá a cantora Gaby Amarantos, ícone da música paraense, além de Sandrinha Eletrizante e da banda FoleBrazil.
O festival surgiu num momento interessante de música no Brasil e atualmente é patrimônio cultural e imaterial do estado, explica o organizador, Andrey Souza. “Ele foi criado por um grupo de jovens há 40 anos e ganhou toda essa dimensão. O festival é importante porque busca a valorização do artista de Ourém, mas também fomenta uma característica muito interessante, que é um festival de músicas inéditas, ele abre portas para compositores desde que foi criado”.
Este ano, foram mais de 90 músicas inscritas - e destas, foram selecionadas 24 para participar da disputa no palco. “São 12 composições inéditas de artistas de Ourém e outras 12 de artistas de fora. É um festival que premia, mas principalmente funciona como espelho para essas novas composições, tanto de artistas que já são consagrados na música, quanto para novos talentos”, comenta Andrey Souza.
Conteúdos relacionados:
- Salinas, Outeiro e Mosqueiro terão shows de graça
- Joelma e Mari Fernandez são atrações no verão de São Miguel
Um dos exemplos de músicas que se tornaram famosas a partir do festival é “Meu Coração é Brega”, gravada posteriormente pela cantora Fafá de Belém. Ela é uma das muitas composições de Veloso Dias que chegaram até o Festival da Canção Ouremense, que agora presta homenagem ao compositor, que faleceu ano passado em decorrência de complicações renais. Entre os maiores sucessos dele, inclusive, está “Ex Mai Love”, trilha de abertura da novela “Cheias de Charme” (Globo), que fez sucesso nacional na voz de Gaby Amarantos.
A cantora, que vai pisar no palco do Festival pela primeira vez, se disse feliz e realizada, especialmente por homenagear Veloso Dias. “Eu estou muito feliz e realizada em poder contribuir com essa homenagem que o festival está fazendo para Veloso Dias. Cantar a música desse compositor tão importante na cidade dele, vai ser muito especial”, declarou em entrevista para a divulgação do evento.
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
Sobre o Festival, Gaby contou que acompanha desde o início da carreira, quando cantava MPB. “Eu sempre tive vontade de participar, mas acabou que não deu, pois eu ainda era muito nova e não podia, mas estou muito feliz em poder fazer parte dessa história”, comentou. “Sou uma artista que ama festival, pois é uma possibilidade de gerar um line-up variado e também do público conhecer artistas”, destacou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar