Música de concerto, um cenário de cinema e a realização de sonhos. Uma síntese do que representa o concerto que a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) realizará neste sábado, 7, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Na apresentação de uma das maiores orquestras do país, cerca de 40 jovens estudantes do Programa Vale Música dos polos de Corumbá (MS) e Serra (ES) e de Belém (PA) vão dividir o palco com os experientes músicos da orquestra, com a regência do maestro Roberto Tibiriçá.
A iniciativa, mantida pelo Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, celebra as atividades do intercâmbio entre a OSB e o Vale Música. No programa, peças como a abertura da ópera “João e Maria”, de Engelbert Humperdinck, e a icônica abertura de “O Guarani”, de Carlos Gomes, além das aberturas das óperas “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, e “La gazza ladra”, de Rossini.
Neste seleto grupo de jovens talentos convidados para participar do concerto, estão oito alunos do Vale Música Belém. Nayara Moraes, aos 26 anos, pode ser considerada uma das veteranas, integra o projeto desde o início, há 20 anos. A musicista enxerga esse momento como “uma oportunidade que aparece para poucos” e está ansiosa pela experiência. “Estou muito agradecida pelo reconhecimento de ter sido uma das escolhidas para participar e também de responsabilidade, afinal é uma orquestra profissional, com músicos experientes, logo o nível de exigência musical é alto. Quero muito tocar o repertório e ter a convivência durante os ensaios, as aulas e no concerto”.
Quer mais notícias sobre Música? Acesse nosso canal no WhatsApp
Metade dos 16 anos de Eduardo Siqueira dos Santos Remédios foram dentro do Vale Música Belém e ele já traz experiência de uma turnê nacional na bagagem, integrando a Orquestra Jovem Vale Música, que recentemente realizou concertos comemorativos dos 20 anos do projeto Vale Música Belém em importantes salas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minhas Gerais. Para o concerto deste sábado, Eduardo tem uma missão e tanto: fará parte do “coração” da orquestra, com os outros músicos nos instrumentos de percussão. “Para mim é uma honra gigante, agradeço muito pela oportunidade que me deram e pela responsabilidade que é tocar em um concerto de uma grande magnitude, num espaço aberto, para tantas pessoas”.
Assim como Eduardo, Ana Luiza Damasceno Souto, de 14 anos, traz a experiência da turnê comemorativa e a expectativa de se apresentar com a OSB. “Para mim foi uma surpresa ter sido escolhida para tocar nesse concerto, já que é meu primeiro ano na Orquestra Jovem Vale Música. Eu nunca pensei que teria a oportunidade tocar com a OSB, já que eles têm um nível de excelente qualidade dos músicos. Tocar com eles, agora, nesse início da minha carreira profissional, é muito gratificante”.
Outros alunos do Vale Música Belém que acompanharão a OSB no concerto são Mateus Augusto Pantoja da Silva (violino), Ana Cecília Pereira Mesquita (violino), Bernardo dos Anjos Rodrigues (percussão), Davi Ferreira Fonseca (violino), Matheus Leonam da Silva Nascimento (viola) e Vitória Karoline Holanda Lima (violino).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar