A banda BaianaSystem, de Salvador, é a mais nova confirmada no line-up do festival Se Rasgum deste ano, que ocorrerá de 13 a 18 de novembro, em Belém. A 12ª edição do evento terá ainda Francisco El Hombre, de São Paulo; Cidadão Instigado, do Ceará; João Brasil, do Rio de Janeiro; Ava Rocha, também do Rio; o paraensíssimo Eloy Iglesias, entre outras atrações ainda não divulgadas. 

Nesse mercado de música e de grandes shows, a Se Rasgum se consolidou como uma produtora para um público que estava restrito a um cenário independente. Já trouxeram a Belém nomes como Nação Zumbi, Móveis Colonais de Acaju, Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Bidê ou Balde, Filipe Catto, Odair José, e bandas internacionais como Molina Y Los Cósmicos, do Uruguai, e Yuck, da Inglaterra. 

O BaianaSystem figura entre as bandas que possuem uma rede de fãs e colaboradores espalhados pelas redes sociais. O fundador do “sistema de som” baiano, Roberto Barreto, comemora a primeira apresentação na capital paraense e diz que aguardava ansioso pela oportunidade. “A gente estava esperando esse momento há muito tempo, desde quando lançamos nosso primeiro disco, em 2010”, diz, Roberto, que completa a banda com o vocalista e letrista Russo Passapusso, SekoBass e Filipe Cartaxo, responsável pela parte de vídeo. 

O segundo álbum, “Duas Cidades”, lançado ano passado, vem dando o que falar: foi eleito Disco do Ano, no Prêmio Multishow, desbancando nomes já consolidados, e também tem catapultado o grupo a diversos festivais e festas na região Sudeste, como o Lollapalooza 2017. A música “Playsom” foi integrada à trilha sonora do popular jogo “Fifa 16”. 

Roberto Barreto ressalta a ligação do BaianaSystem com Belém e os ritmos regionais paraenses, desde quando incluíram no álbum de estreia uma música em homenagem ao guitarrista Pio Lobato, composta há 10 anos, quando o paraense foi à Bahia com Mestre Vieira e dialogaram com integrantes da banda sobre a guitarrada do Pará e a guitarra baiana. A rede que enlaça a banda com o Pará só aumentou, com parceiros como Felipe Cordeiro, Luê, Lucas Estrela, Uaná System e Félix Robatto. “A nossa relação com Belém é muito forte”, diz Roberto.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS