Um disco com uma pegada brasileira, com as minhas influências”. Assim a compositora e instrumentista paraense Camila Alves define o seu primeiro trabalho autoral, o EP “Girar”, que será lançado hoje, 12, às 20h, em show no Teatro Waldemar Henrique, com entrada gratuita. A artista, que atua há 11 anos como instrumentista profissional, é conhecida por vários grupos os quais integrou com seu violão de sete cordas, entre eles Charme do Choro e, atualmente, o Quinteto Caxangá, que fará participação no show. Paralelo a esse projeto, agora ela segue em carreira solo e cantando.

A primeira música autoral de Camila foi concluída em 2006, em parceria com com Paulinho Moura. De lá para cá vinha exercitando seu lado compositora e sempre escrevendo músicas em festivais, mas repassava sua produção para ser interpretada por outros artistas. Assim foi premiada no “Festival da Canção Ouremense” (Ourém-PA), “Festival da Canção de Itacoatiara” (AM), “Botucanto” (Botucatu-SP) e na primeira edição do “Festival de Música Popular Paraense”, promovido pelo Grupo RBA, quando “Tinhosa”, assinada por ela e Camila Cabral, e interpretada por Juliana Sinimbú, levou o terceiro lugar, em 2009.

Camila Alves é compositora premiada e instrumentista reconhecida, mas só em “Girar” mostra seu lado intérprete. (Foto: Estúdio A2ateliê)

“Para mim a composição era um hobby, eu gravava as músicas porque precisava desse registro e para inscrever nos festivais. Muitas pessoas me incentivavam para eu cantar as minhas próprias músicas. Agora chegou a hora”, avisa Camila.

Samba, baião, bolero e guarânia (estilo musical de origem paraguaia, de andamento lento) estão no EP, que tem cinco faixas: “Decreto”, “Manta do Tempo”, “É Mais um Dia de Luz”, “Pro Tempo Parar” e “Girar”. Para esse trabalho, a cantora fez parcerias musicais com Marcelo Sirotheau, Enrico Di Miceli e com Quiure, que assina a direção musical. “Além das músicas do EP, eu acrescentei no repertório do show músicas de minha autoria que ainda não gravei, e vou tocar com o quinteto uma música instrumental minha e mais duas músicas”, diz, sobre o show.

Conheça

Lançamento do EP “Girar”, de Camila Alves
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República – Campina)
Quanto: Entrada franca

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS