A Fundação Amazônica de Música informa que o concerto “Volta ao Mundo da Música”, que aconteceria esta noite, no Theatro da Paz, com entrada gratuita, dentro do projeto Vale Música In Concert e organizado em parceria com a RBATV, foi cancelado por motivos de saúde. A cantora lírica Carmem Monarcha, que se apresentaria como solista, ao lado da Orquestra Jovem Vale Música, ficou doente e não estava apta para interpretar o repertório – detalhes não foram mencionados. Responsável pelo projeto Vale Música, a Fundação esclarece que informará ao público tão logo a programação possa ser reagendada. 

No concerto, pensado para fazer uma viagem musical por clássicos de compositores de várias nacionalidades, estavam previstas peças como a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini; “O Mio Babbino Caro”, da ópera “Gianni Schichi”, de G. Puccini; “Vozes da Primavera”, de J. Strauss; “Batuque”, de O. L. Fernandez; “Tambatajá” e “Uirapuru”, de Waldemar Henrique; e “Floresta do Amazonas” mais o “Epílogo”, de Villa Lobos, com regência do maestro Miguel Campos Neto. 

Paraense e criada em uma família musical – ela é filha da cantora e professora de canto Marina Monarcha -, Carmem Monarcha é nome de destaque no canto lírico internacional. Há alguns anos, atua como uma das solistas da André Rieu & Johann Strauss Orchestra, com a qual já se apresentou em turnês por mais de 50 países. Carmem iniciou seus estudos no conservatório Carlos Gomes e formou-se em Solo Singing Performance no Conservatorium van Hogeschool Maastricht, na Holanda, aperfeiçoando-se posteriormente na Alemanha e Áustria.

Durante sua carreira ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o primeiro lugar no Concurso Internacional de Canto Lírico Bidu Sayão. Também tem participação ativa nos principais festivais de ópera e de música clássica do Brasil.

Ela repetiria a parceria com a Orquestra Jovem Vale Música, com a qual já cantou em São Paulo e em Campos do Jordão, na 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, no ano passado. Vinculada à Fundação Amazônica de Música, a OJVM é formada por jovens estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belém que passam pelo projeto de educação musicalfinanciado pela Vale.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS