plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FASCÍCULO

Diário lança caderno especial sobre as ruas de Belém

O suplemento apresenta a história e curiosidades sobre nove importantes vias da capital paraense

Imagem ilustrativa da notícia Diário lança caderno especial sobre as ruas de Belém camera DIário do Pará lança caderno especial Ruas de Belém | (Foto: Reprodução)

Caminhos que contam diversos capítulos da história de Belém. Assim pode se resumir a proposta do caderno especial "Belém 406 anos- As ruas da cidade morena", publicado na edição deste domingo (6), no jornal Diário do Pará. O fascículo reúne nove reportagens especiais sobre ruas, travessas e avenidas que interligam a capital paraense desde que a cidade foi fundada até os dias atuais, quando a verticalização urbano se soma a modernização do território urbano. O projeto tem patrocínio do Hospital HSM, Hapvida e apoio da Vale.

DIário do Pará lança caderno especial Ruas de Belém
📷 DIário do Pará lança caderno especial Ruas de Belém |(Foto: Reprodução)

O encarte é gratuito. Os leitores terão acesso ao adquirir o exemplar do jornal, que já está em circulação. A coletânea abre com a reportagem sobre a Rua Siqueira Mendes (antiga Rua do Norte), que é a primeira rua de Belém. A via apresenta aspectos particulares que ajudam a contar mais de quatro séculos de história, começando pela fundação da cidade morena.

A Rua Conselheiro João Alfredo, com sua importância histórica, econômica (comercial) e cultural (patrimônio) é pauta no projeto.

Pesquisadores, historiadores, moradores, comerciantes e personalidades da 'cidade morena' ajudam a contar a história e curiosidades de cada um destes importantes corredores da cidade. A Travessa Padre Eutíquio ( antiga travessa São Matheus), por exemplo, ainda mantém a característica de ser um importante espaço para o comércio, mesmo que as tecnologias tenham trazido algumas mudanças para este setor.

Por falar em mudanças, a Avenida Nazaré, que hoje é uma das mais importantes do centro da cidade foi, no início, uma estrada com aspectos rurais. Você sabia disto? A via começa no final da Avenida Presidente Vargas, considerada o corredor financeiro da capital paraense, e termina na Avenida Governador Magalhães Barata, as duas com suas histórias contadas e comentadas no fascículo.

A história da Avenida Generalíssimo Deodoro (antiga Estrada 2 de dezembro), que corta a Nazaré, também faz parte do projeto. As duas se cruzam num perímetro próximo a Basílica Santuário onde está a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido, e que deu origem a uma das maiores manifestações religiosas do mundo: o Círio de Nazaré.

Completam a coletânea 'Belém 406 anos - as Ruas da cidade morena' reportagens especiais sobre as avenidas Almirante Barroso, Visconde de Souza Franco (Doca) e Augusto Montenegro que já foi um ramal para a Vila Pinheiro- hoje o distrito de Icoaraci - depois virou rodovia e hoje é um dos corredores de tráfego por onde Belém tem se expandido.

Diário lança caderno especial sobre as ruas de Belém
📷 |(Foto: Reprodução)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Especiais

Leia mais notícias de Especiais. Clique aqui!

Últimas Notícias