Era um domingo, de 22 de agosto de 1982. Nesse dia chegava às mãos dos leitores paraenses a primeira edição do jornal Diário do Pará, com a forte e inesquecível manchete: “Eleições Limpas!”. Era a materialização de um sonho do jornalista Laércio Barbalho, líder e mentor do projeto.
Hoje, exatos 40 anos depois, o jornal se consolidou com um dos maiores jornais do Norte e Nordeste do país segundo o Instituto de Verificação de Circulação (IVC), do qual o Diário é o único jornal filiado no Estado.
E mesmo após tantos anos, o veículo mantém os ideais do seu fundador Laércio Barbalho e que foram levadas à frente pelo empresário Jader Barbalho Filho: a busca incansável pela inovação e pela informação de qualidade, trazendo sempre aos leitores e anunciantes o que há de melhor e mais moderno no mundo nas áreas editorial e tecnológica no jornalismo impresso.
O jornal se tornou hoje editorialmente antenado e se situa entre os mais modernos impressos do País, sendo líder de mercado no Pará, demonstrando o sucesso inequívoco entre leitores e anunciantes.
O meio de comunicação nasceu sob duas bases: a política, comprometido com a redemocratização do país e a eleição de Jader Barbalho ao governo do Estado; e a jornalística, sendo inovador na forma e no conteúdo.
Ao longo das décadas o jornal evoluiu e implementou mudanças decisivas na área editorial e estrutural. Hoje o Diário do Pará é um jornal multiplataforma, consagrado pelos leitores, com reconhecimento nacional e internacional.
Em dezembro de 2010 o Diário alcançou a expressiva marca de 1 milhão de leitores de acordo com pesquisa do Ibope. Atento às transformações editoriais dos veículos no Brasil e no mundo o jornal mudou por completo editorialmente e tecnologicamente. Os leitores e anunciantes acreditaram nas propostas e se juntaram à publicação, colocando o Diário no patamar que está até hoje.
Atingir quatro décadas de existência exige, acima de tudo, reflexão e responsabilidade de ser hoje o jornal líder de mercado e principal veículo de divulgação dos avanços e desafios do Estado do Pará, um Estado em franco desenvolvimento.
“Quem apostou no insucesso, perdeu. A prova disso é que estamos chegando aos 40 anos... Transformamos um jornal com forte viés político num grande veículo de comunicação, líder absoluto no mercado em impressos do Pará hoje”, diz Jader Barbalho Filho, presidente do grupo RBA.
Quando Jader Filho, 46, chegou ao Diário na metade da década de 1990, o jornal tinha apenas 19 anos de idade. Encontrou um veículo que detinha apenas 4% de participação no mercado. Hoje a realidade é bem diferente. “Não há segredo: o sucesso só se alcança com muito trabalho, e de equipe. Procuramos incansavelmente nos qualificar, inovar e investir. Sempre. Dessa forma fomos nos transformando”, aponta.
Ele ressalta que o jornal, como todos os veículos do mundo, também passa por inúmeras mudanças e transições. “O mercado como um todo se altera a todo momento. Temos que compreender e estar antenados aquilo que o consumidor quer. Não importa o meio, mas sim a qualidade da informação. Essa premissa básica do jornalismo de sucesso e de credibilidade é que norteia a linha editorial dos veículos de comunicação do Grupo RBA”, garante.
Jader, que é administrador formado na Universidade da Amazônia e pós-graduado em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, analisa que “sem a integração das plataformas hoje existentes não há como fazer um bom jornalismo e é isso que buscamos incessantemente”.
Segundo ele, o Diário do Pará chega a 40 anos amadurecido e consolidado nas plataformas impressa e digital. “Isso ampliou muito a nossa audiência e a abrangência. Mas não adianta apenas tecnologia. A credibilidade é fundamental e ela nos levou ao patamar que estamos hoje junto ao público leitor e aos anunciantes. Nosso desafio é cada vez mais focar no nosso público local e entender sempre o que o nosso leitor está querendo”, diz o hoje presidente do grupo RBA de Comunicação.
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