Academia é sinônimo de saúde, bem-estar e preparo físico. Porém, pode representar também um perigo, caso o praticante de exercícios queira encurar o caminho para chegar a um corpo com músculos definidos e nitidamente hipertrofiados. Estamos falando dos anabolizantes, frequentemente usados e à venda também em um perigoso mercado clandestino.
O uso dos anabolizantes é um risco enorme para saúde e poderá produzir um efeito cascata para quem o utiliza. Segundo a médica endocrinologista, Ryssia Braun, a estética acaba sendo o principal motivo para que as pessoas possam pegar um “atalho”, que muitas vezes é um caminho sem volta.
“Nosso corpo tem substâncias de uso anabólico e catabólico. Os anabólicos são aqueles que constroem moléculas, ou seja, fazem ter um ganho de massa magra. Essas substâncias são perigosas no uso exagerado porque o ser humano também as produz”, explica.
Leia mais:
- Luta diária pelo "shape" é também auto cuidado com a cabeça
- Comer, malhar e disciplinar! Alimentação é aliada do treino
“A grande maioria (que usa) é por questão estética e padrão de beleza. Até atletas usam este recurso, mas isso é considerado doping, fazendo com que esportistas possam ter alguma vantagem, em relação a outros competidores”, completa.
Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Ryssia aponta os principais riscos para quem usa de forma excessiva os anabolizantes, pois a automedicação pode trazer riscos e até levar à morte, em alguns casos.
“Se você tem no corpo alguma tendência que pode desenvolver algum tipo de câncer ou doença cardíaca, você cria um gatilho de aparecimento mais rápido da doença. Geralmente quem usa anabolizantes poderá ocasionar doenças cardíacas e até mesmo casos de infarto fulminante. O seu uso também atinge a questão psíquica e neuropsíquica, fazendo do usuário uma pessoa agressiva, impulsiva e com déficit de concentração, além de causar também insônia”, pontua.
Por fim, a profissional de saúde passa dicas sobre a prática de atividades físicas, envolvendo pessoas comuns e até mesmo atletas, este quando são flagrados em casos de dopping em competições.
“A musculação é uma das atividades físicas mais completas no dia a dia. Faz com que se ganhe massa muscular, fortalece músculos e a longo prazo, diminui a chance de ser um idoso sem força. O ideal é fazer a musculação com orientação de um profissional. Já para os atletas, a orientação é se você acaba sendo flagrado no exame antidoping, você poderá perder medalhas e ter consequências drásticas, em relação a carreira no esporte”, finaliza.
Equipe DOL Especiais:
- Reportagem: Diego Beckman
- Coordenação: Ana Paula Azevedo
- Edição: Anderson Araújo
Comentar