plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PAREDÃO, INFELIZMENTE

Goleiro croata defendeu 11 de 12 chutes certos do Brasil

Dominik Livakovic só não defendeu o chute do gol de Neymar, quando foi driblado pelo brasileiro

Imagem ilustrativa da notícia Goleiro croata defendeu 11 de 12 chutes certos do Brasil camera Dominik Livakovic já fez mais de 60 defesas, em cinco jogos da Copa | FIFA

Depois de defender três pênaltis nas oitavas de final contra o Japão, o goleiro Dominik Livakovic, da Croácia, voltou a ser um paredão na partida que eliminou o Brasil da Copa do Mundo de 2022.

As equipes se enfrentaram nesta sexta-feira (9) pelas quartas de final do torneio. Após empate em 0 a 0 no tempo normal e nova igualdade por 1 a 1 na prorrogação, a vaga foi decidida na cobrança de penalidades, com mais uma atuação destacada do croata.

Antes de parar a batida de Rodrygo e igualar o recorde de pênaltis defendidos em uma mesma edição de Copa, Livakovic já havia realizado 11 intervenções durante o jogo com bola rolando.

Análise da Folha de S.Paulo ressalta o nível de dificuldade dessas ações. Foram dois chutes da pequena área, outros seis de dentro da grande área e apenas três tentativas da intermediária. A distância média dessas finalizações foi de 14 metros em relação ao ponto central do gol sobre a linha de fundo.

Em pelo menos três delas, o goleiro do Dínamo Zagreb-CRO mostrou esperteza e velocidade para sair do gol e fechar o ângulo dos atacantes brasileiros. Abafou chutes à queima-roupa de Vinícius Júnior, Neymar e Lucas Paquetá, todos na segunda etapa do tempo normal.

Quando já parecia claro que a bola não passaria por Livakovic, Neymar resolveu passar ele mesmo pelo adversário. Com uma finta rápida, driblou o goleiro e colocou o Brasil em vantagem já nos acréscimos da primeira parte da prorrogação.

No total, a seleção brasileira finalizou 21 vezes. Além das 11 bolas defendidas por Livakovic e do gol de Neymar, houve ainda sete tentativas bloqueadas pelos zagueiros e dois chutes para fora.

Como se não bastasse, o goleiro croata ainda precisou salvar em cima da linha um cruzamento rasteiro desviado contra a própria meta pelo zagueiro Gvardiol.

Do outro lado, Alisson era praticamente um espectador do jogo. Não foi exigido nenhuma vez sequer até o segundo tempo da prorrogação, tamanha a solidez da zaga brasileira.

A exemplo do que já havia acontecido nas duas primeiras partidas da seleção nesta Copa, o goleiro saiu de campo mais uma vez sem fazer nenhuma defesa. A única finalização dos croatas no alvo foi parar no fundo das redes.

Depois de quatro chutes para fora e outros três bloqueados pelos zagueiros brasileiros, Petkovic recebeu na entrada da área e chutou de frente para a meta, contando ainda com desvio em Marquinhos para empatar a partida.

De acordo com a estatística conhecida como xT, uma abreviação para a expressão em inglês "expected threat" (ameaça esperada), o Brasil foi mais ameaçador durante 73 minutos, e a Croácia, por 51, no acumulado da partida. A métrica mede a probabilidade de determinada jogada terminar dentro das redes, a depender do lugar em que ela ocorre.

Houve equilíbrio no primeiro tempo (25 a 21 minutos), vantagem brasileira no segundo tempo (30 a 18 minutos) e na primeira parte da prorrogação (12 a 13 minutos), e mais volume ofensivo da Croácia na parte final do tempo extra (9 a 6 minutos).

Na disputa de pênaltis, Livakovic pegou a batida de Rodrygo e contou com a trave na cobrança de Marquinhos, enquanto Alisson não conseguiu salvar os chutes de Vlasic, Majer, Modric e Orsic.

Ao defender a primeira cobrança brasileira, o goleiro croata igualou a marca de seu compatriota Subasic, em 2018, e o argentino Goycochea, em 1990, com quatro defesas de penalidades em uma mesma Copa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em 2022

Leia mais notícias de 2022. Clique aqui!

Últimas Notícias