O dia 8 de setembro de 2019 é definitivamente um dia para apagar da memória do torcedor bicolor. Ou, ao menos, lembrar para tentar não passar mais por isso.
Há exatamente um ano, o Paysandu vivia um dos momentos mais dolorosos de sua história, e o protagonista, foi o árbitro Leandro Vuaden, após marcar um pênalti bastante discuível a favor do Náutico-PE e contra o Papão, na decisão do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
- Árbitro Leandro Vuaden torcendo pelo Leão? Entenda
- Título de "persona non grata" a Vuaden ganha repercussão internacional
- 'Carrasco' do Paysandu na Série C, Leandro Vuaden é homenageado por 'seriedade e rigor'
No ano passado, vários erros foram apontados em três partidas onde atuou: na decisão do Campeonato Mineiro no mês de abril, quando esteve no comando do VAR; no confronto entre Ceará e Corinthians pela Copa do Brasil; e enfim, durante a partida entre Náutico e Paysandu, nas quartas de final da Série C, após um pênalti mal marcado a favor da equipe pernambucana aos 49 minutos do segundo tempo.
Persona non grata pela metade bicolor do Estado, Leandro Vuaden interpretou o lance envolvendo dois jogadores do Paysandu na área - um cabeceou a bola no braço do outro, em lance bastante rápido e na direção contrária ao gol - como falta dentro da área. Logo, pênalti.
O Náutico empatou a partida em 2 a 2 e levou a decisão para os pênaltis, onde venceu e garantiu acesso à Série B de 2020. A decisão resultou na eliminação do Papão e a permanência por mais um ano na Série C.
Na época, uma série de comentaristas esportivos do país todo, ex-árbitros e também analistas criticaram o erro de Vuaden, que nunca explicou, afinal de contas, o que foi pênalti na jogada. Relembre:
Náutico despacha o Paysandu nos pênaltis e vai jogar a Série B. Mas o pênalti que o Vuaden deu para o Timbu, aos 49 do segundo tempo, é das marcações mais absurdas que já vi em toda a minha vida... Assistam e me digam o que acharam.
— André Rizek (@andrizek) September 8, 2019
Jogo decisivo na Série C. que foi esse pênalti que Leandro Vuaden deu para o Náutico, contra o Paysandu? Com essa penalidade o jogo teve o placar igualado e, na disputa de penais, o time do Recife subiu para a Série B. Revoltante para o torcedor do Papão pic.twitter.com/AN0czdT7L2
— Mauro Cezar (@maurocezar) September 9, 2019
Renata Ruel analisa por que pênalti que subiu Náutico e eliminou Paysandu na Série C foi mal marcado em todos os quesitos: ‘Bizarrice’https://t.co/dQIUNw8Qo3
— ESPN Brasil (de 🏠) (@ESPNBrasil) September 9, 2019
ATUAÇÕES ESTRANHAS E DUVIDOSAS
Vuaden é famoso por atuações questionáveis e duvidosas. Em 2017 chegou a ser retirado do quadro de árbitros da FIFA por conta de uma avaliação negativa feita pela entidade.
Recentemente, no clássico entre Flamengo X Botafogo, marcou uma penalidade máxima ao Fla no último minuto de jogo, quando a bola tocou no braço de um jogador do Fogão que estava de costas, e foi alvo de muitos protestos.
Apesar de tantos "erros", o carrasco dos bicolores foi eleito, na última terça-feira (1º), como o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho de 2020 e é considerado "ídolo" por ao menos duas torcidas no país.
ÍDOLO AZULINO E DO TIMBU
O erro decisivo de Vuaden na partida entre Náutico e Paysandu rendeu ao gaúcho o título de "ídolo" por parte da torcida do Clube do Remo, que reconheceu que, sem a ajuda do árbitro, Timbu não conseguiria empatar a partida.
A rivalidade entre azulinos e bicolores ganhou mais força após o trágico episódio. O árbitro foi ovacionado nas redes sociais, ganhou totem em tamanho real, onde até mesmo o presidente azulino, Fábio Bentes, entrou na onda e se rendeu ao posar todo sorridente ao lado da imagem do duvidoso árbitro após uma partida.
- Gluck Paul diz que Fábio Bentes não é corajoso e critica suas ações após jogo: 'não é postura de presidente'
- Torcedor remista lembra de algoz bicolor na camisa. 'Justa homenagem'
Para completar a zueira, a torcida azulina organizou uma 'vaquinha' virtual para a compra de um outro totem com a imagem de Vuaden para ser fixada na arquibancada do estádio Baenão. No domingo (06), um "bandeirão" com o rosto do árbitro também esteve presente nas arquibancadas do Mangueirão.
Por fim, vale lembrar que Vuaden saiu "nos braços" da torcida pernambucana (você já tinha visto isso?) e é homenageado pelos torcedores até com camisas em sua homenagem, com o número referente à marcação da penalidade:
E você, torcedor bicolor, lembra do dia 8 de setembro? é uma data para esquecer ou já passou a raiva?
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar