Nesta quarta-feira (7), um dos goleiros mais marcantes do futebol brasileiro e mundial completou 47 anos de idade. 

Nelson de Jesus da Silva, o "Dida", é considerado, por muitos, como o melhor pegador de pênaltis da história, com larga vantagem para os demais. Tinha reflexo, explosão e o necessário para estar entre os melhores do mundo da sua posição.

Dida foi revelado pelo Vitória, estreando no clube no início da década de 90, aos 17 anos. Em 1992, ele foi campeão estadual com time baiano. Depois, ele foi para o Cruzeiro e conseguiu conquistar uma Libertadores. Em seguida, jogou pelo Corinthians, onde ganhou um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e nada mais nada menos que um mundial.

A partir daí, sua carreira decolou e Dida se consagrou como um dos maiores nomes do esporte a nível mundial.

Dida no Vitória, no começo da carreira
📷 Dida no Vitória, no começo da carreira |(Reprodução)
Dida no Vitória, início da década de 90
📷 Dida no Vitória, início da década de 90 |(Reprodução)


Ele foi pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002 e voltou ao Milan, da onde ele pertencia, mas por ser jovem era emprestado a outros clubes. Já titular no clube italiano, das duas finais da Champions League que ele disputou, ganhou duas. Deixou o clube só quando anunciou aposentadoria, em 2010.


Dida chegou a jogar pelo Milan em torneios internacionais de Beach Soccer, mas logo decidiu voltar aos gramados. Jogou pela Portuguesa-SP em 2012 e foi destaque no Brasileirão. Aos 40 anos, assinou com o Grêmio para disputar a Libertadores de 2013. Ficou no clube gaúcho até o fim da temporada e, em seguida assinou com o rival, Internacional, onde ficou até se aposentar de vez, em 2015.


Por onde ele anda?

Após se aposentar da função de jogador, Dida fez curso para preparador de goleiro, mas ficou afastado do futebol até 2018, quando aceitou trabalhar na função no Piramyds, do Egito. Não demorou muito e ele deixou o time africano e voltou ao Brasil.

Em agosto de 2019, o Milan chamou Dida para trabalhar no cargo de preparador de goleiros do sub-17. Em agosto de 2020, ele foi convidado para aceitar o mesmo cargo, mas no time profissional.

MAIS ACESSADAS