plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LGBTQIA+

"Por que seleção não tem camisa 24?", grupo questiona

O Grupo Arco Iris de Conscientização Homossexual resolveu entrar com com uma ação na 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (28), contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), questionado a entidade sobre a ausência do número entre os convocados por Tite.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Por que seleção não tem camisa 24?", grupo questiona camera Reprodução

Uma ação polêmica na justiça está tirando o sono do técnico da seleção brasileira. Ao saber de que a seleção é a única equipe nacional na Copa América a não ter nenhum jogador inscrito na competição com a camisa de número 24, o Grupo Arco Iris de Conscientização Homossexual resolveu entrar com com uma ação na 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (28), contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), questionado a entidade sobre a ausência do número entre os convocados por Tite.

"Esta postura que aparenta ser mesmo uma política discriminatória está presente no futebol brasileiro e impede e dificulta que jogadores possam exercer livremente os seus direitos e acabam por não assumirem as suas orientações sexuais por medo de represálias e de perdas de oportunidades na carreira", diz trecho da ação.

VEJA TAMBÉM!

Assim, o grupo pede que a Justiça determine que a CBF responda, em até 48 horas após receber a intimação, aos seguintes questionamentos:

  1. A não inclusão do número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?;
  2. Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?;
  3. Qual o departamento dentro da interpelada, que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?;
  4. Quais as pessoas e funcionários da interpelada, que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial?;
  5. Existe alguma orientação da FIFA ou da CONMEBOL sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?

De acordo com a comunidade, o Brasil contém altas taxas de violência contra a população LGBTI+, sendo este cenário alarmante com relação às violações de direitos dessa população. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no Relatório Sobre a Situação de Direitos Humanos no Brasil de 2021 afirmou que o Brasil possui um grande desafio quanto à defesa e promoção dos direitos dessa população.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias