Os aparelhos que mantinham o Santa Cruz vivo na Série C foram desligados neste sábado (18). Com o resultado de Floresta, que empatou com o Volta Redonda no Ceará, o Tricolor do Arruda está matematicamente rebaixado para quarta divisão do futebol nacional, com duas rodadas de antecedência. O cenário dramático coroa uma das piores temporadas da história do clube pernambucano. 

Leia também: Time tradicional do Sul, Paraná Clube cai para a Série D.

O Tricolor do Arruda, atualmente com 11 pontos, ainda possuía uma chance de se livrar do rebaixamento, caso vencesse as duas partidas restantes e o Floresta, com 17 pontos , e o Jacuipense, com 15, não alcançarem 18. Antes do início da rodada, a probabilidade desta combinação de resultados era de apenas 0,2%, segundo o site “Chance de Gol”.

O Santa Cruz está matematicamente rebaixado. Voltou pra Série D.

2011: Série D
2012-13: Série C
2014-15: Série B
2016: Série A
2017: Série B
2018-19-20-21: Série C
2022: Série D

Força, Santa Cruz! pic.twitter.com/NNSYA7rVRU

— Última Divisão (@ultimadivisao) September 18, 2021

O tricolor pode terminar a competição na lanterna do grupo A, onde permanece desde a 5ª rodada. A campanha desta temporada foi inferior que a de 2008, ano em que o tricolor foi rebaixado para a Série D em um cenário similar. Na época, foram 12 gols marcados em 12 jogos com duas vitórias, ambas no Arruda, seis empates e quatro derrotas. 

“É complicado, difícil e chato, mas eu estou em outra profissão e procurando fazer o melhor. Infelizmente não aconteceu, é muito difícil a nossa situação, mas vamos esperar para ver o que acontece e a partir daí pensar no que Santa Cruz vai fazer no futuro disputando uma série que não era para estar nunca, mas infelizmente o futebol é assim mesmo”, declarou Givanildo, diretor técnico de futebol.

#Treino | Santa Cruz treina no Arruda e viaja para enfrentar o Tombense.

Veja mais: https://t.co/68DxKdO4xK

📸 @rafaelmelofoto / Santa Cruz pic.twitter.com/2Ad49Nk5qT

— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) September 17, 2021

Além da campanha decepcionante na Série C, neste ano a Cobra Coral foi eliminada na semifinal do Pernambucano, caiu na segunda fase da Copa do Brasil e ficou na lanterna de seu grupo no Nordestão. No decorrer da temporada, quatro treinadores passaram pelo clube e 41 jogadores foram contratados em meio a reformulações, sendo que 21 destes não atuam mais no clube. 

Em toda a temporada, foram 37 partidas, com apenas sete vitórias, dez empates e 20 derrotas na conta. Dentro do Arruda, os números não demonstram melhora, o clube saiu vitorioso em três dos 18 confrontos que disputou. 

MAIS ACESSADAS