Às vésperas do Dia da Consciência Negra, cujas mobilizações ocorrem no próximo sábado, 20 de novembro, o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devolveu, nesta quinta-feira (18), os três pontos ao Brusque. A punição foi uma resposta aos xingamentos de cunho racial proferidos pelo presidente do Conselho Deliberativo do Brusque, Júlio Antônio Petermann, contra o meia Celsinho, do Londrina.
STJD devolve pontos que Brusque-SC perdeu por racismo
Apesar do voto favorável do relator para manter a perda de pontos, todos os auditores foram contra. O Brusque, no entanto, foi punido com multa de R$ 30 mil e a perda de um mando de campo, que será cumprido apenas em 2022, pois seu último jogo como mandante será nesta sexta-feira (19). A partida será contra o Operário pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro.
Após o julgamento, o meio campista se manifestou em relação à decisão revertida em favor do time de Santa Catarina. Em entrevista ao blog da jornalista da TV Globo, Gabriela Moreira, Celsinho lamentou profundamente o resultado da votação. Vale ressaltar que ele e seu advogado, Eduardo Vargas, eram os únicos negros na sessão.
"O STJD tinha uma grande oportunidade de mudar tudo. De fazer algo bem positivo. Ficar bem visto por todos e acabou dando um tiro no próprio pé. Ao invés de evoluir, eles retrocederam. Muito vergonhoso. Que grande decepção", afirmou o atleta que assistiu assistiu ao julgamento vestido com a camisa do Observatório Racial do Futebol (organização da sociedade civil que monitora casos de discriminação no futebol).
Celsinho falou com o blog após o resultado:
— Gabriela Moreira (@gabi_moreira) November 18, 2021
"O STJD tinha uma grande oportunidade de mudar tudo. De fazer algo bem positivo. Ficar bem visto por todos e acabou dando um tiro no próprio pé. Ao invés de evoluir, eles retrocederam. Muito vergonhoso. Que grande decepção"
Com a recuperação dos pontos, o Brusque subiu para o 14º lugar na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos conquistados. Dessa forma, o time catarinense fica à frente de Ponte Preta (43), Clube do Remo (41), Londrina (41) – que abre a degola -, Vitória (40) e Confiança (36), todos na luta contra o rebaixamento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar