plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARA RESPIRAR ALIVIADO

Pressionado, Flamengo quer espantar crise em volta ao Maraca

Rubro-negro carioca encara o Universidad Católica, nesta terça-feira (17), buscando as pazes com torcida

Imagem ilustrativa da notícia Pressionado, Flamengo quer espantar crise em volta ao Maraca camera Uma vitória garante vaga do Mengão nas oitavas da Libertadores | Alexandre Vidal/CRF

Faltou muito pouco para o Flamengo somar três pontos no Brasileiro e respirar mais aliviado na tabela, mas o empate do Ceará, já nos acréscimos, manteve a temperatura alta e o time rubro-negro se prepara para iniciar uma semana que pode ditar os rumos da temporada. Nesta terça-feira (17), o Flamengo recebe a Universidad Católica, do Chile, 21h30, pela Libertadores, em um clima de rara tensão depois de anos marcados por taças e vitórias.

Longe do Maracanã desde 20 de abril, quando a equipe saiu aplaudida mesmo depois de um empate sem gols diante do Palmeiras, o time carioca volta para casa com a missão de chutar a crise para longe e reencontrar a paz abalada pelo racha político na Gávea e a falta de resultados no futebol. Contra o Altos (PI), o presidente Rodolfo Landim foi hostilizado e, desde então, convive com cobranças inéditas desde que assumiu o cargo.

Com o Maracanã liberado depois do plantio da grama de inverno, o time revê seu torcedor e testa a força de um antigo aliado em meio a um momento marcado por desconfiança generalizada e impaciência da arquibancada.Ciente de que os créditos vão sendo queimados à medida que as vitórias não chegam, o técnico Paulo Sousa aposta na força da Nação para virar o jogo. Mais que garantir a vaga para as oitavas, a partida diante dos chilenos é decisiva para abaixar a temperatura em todo o clube.

"O torcedor já passou por vários momentos, o torcedor tem muito amor por esse clube. Ele vai apoiar na dificuldade de resultados. Merecemos, estamos trabalhando. Os momentos não têm sido benéficos, mas vamos focar no que acreditamos e isso vai virar", disse o português.

Depois da missão continental, o Flamengo tem o desafio de renascer no Brasileiro. Com o tropeço no Castelão, a equipe ocupa a 16ª colocação e o sinal de alerta está mais que aceso no Ninho do Urubu. No sábado (21), o Flamengo pega o Goiás, a partir das 16h30, e depende de um triunfo para apontar algum sinal de reação.

O confronto diante dos goianos, no entanto, estará condicionado ao compromisso anterior pelo torneio sul-americano. Sem um triunfo contra a Católica, o ambiente para pegar o Esmeraldino não será dos mais amenos no Maracanã. Na sequência caseira, os cariocas ainda encaram na próxima terça-feira (24) o Sporting Cristal, às 21h30, em duelo que pode ter ares der amistoso caso a vaga para a Libertadores seja sacramentada nesta terça-feira.

"Eu não penso que eles (torcedores) tenham de ter paciência. Eu já disse aqui na coletiva para eles terem paciência? Já disse? Não", acrescentou o treinador.

O último treino antes de enfrentar o time chileno ocorre nesta segunda-feira (16). Após sentir um problema no tornozelo, Rodrigo Caio se reapresentou melhor, iniciou tratamento, e a tendência é que não seja problema, mas fique fora da partida contra a Universidad Católica.

Já Fabrício Bruno teve a situação atualizada pelo clube carioca nesta segunda-feira. O zagueiro, que não vai a campo desde 30 de março, passou por uma cirurgia neste domingo(15). O procedimento foi para a retirada de um fragmento ósseo no pé esquerdo. O prazo de recuperação é de pelo menos dois meses.

O time carioca também não poderá contar com Diego Alves, Santos, Gustavo Henrique, Filipe Luis, Vitinho e Matheus França, que seguem no Departamento Médico. Com isso, uma provável escalação do técnico Paulo Sousa tem: Hugo, Isla, Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas (Matheuzinho); Willian Arão, João Gomes e Bruno Henrique; Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol.

A Universidad Católica, por sua vez, chega à partida em terceiro no Grupo H, e briga por uma chance de classificação às oitavas da competição. A partida seria a estreia do técnico Ariel Holan na Libertadores, após ter feito seu primeiro jogo no comando do time chileno na sexta-feira (13), em vitória por 3 a 0 contra o Unión La Calera, pelo Campeonato Chileno. No entanto, o técnico testou positivo para Covid-19, e não viaja ao Rio de Janeiro. O time deve ser comando pelas auxiliares Juan Manuel Esparis e Rodrigo Valenzuela.

Uma provável escalação inicial da Universidad Católica tem: Sebastián Pérez; Aaron Astudillo, Tomás Asta-Buruaga, Nehuén Paz e Alsfonso Parot, José Pedro Fuenzalida, Ignacio Saavedra e Felipe Gutiérrez, Gonzalo Tapia (Cristian Orellana), Fernando Zampedri e Fabián Cuevas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias