plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DECISÃO TOMADA!

Tite desiste de Neymar e terá centroavantes como opção 

Para o treinador, colocar o jogador no PSG nesta posição de "falso 9", tiraria o que ele tem de melhor: a agilidade no drible e na finalização pelas pontas

Imagem ilustrativa da notícia Tite desiste de Neymar e terá centroavantes como opção  camera O jogador será usado em uma posição menos adiantada, favorecendo sua criatividade | Reprodução/Instagram

No campinho tático pregado na parede da sala de Tite na sede da CBF já está tudo bem desenhado: o jeito como a seleção brasileira arma suas jogadas e ataca os adversários tem em Neymar uma figura fundamental. Mas a variação já testada pelo treinador de usar seu camisa 10 como um atacante mais adiantado está fora dos planos para a Copa do Mundo 2022.

Ao longo das Eliminatórias Sul-Americanas, Tite testou uma formação que tinha Neymar e Lucas Paquetá na faixa central do ataque. Neymar, às vezes, virava o jogador mais adiantado do time, fazendo a função de falso 9 e alternando essa condição com Paquetá. Por muito tempo, pareceu a escalação que seria usada no Qatar. Assim mesmo, sem um centroavante de ofício.

Mas a comissão técnica chegou à conclusão de que essa não é a melhor estratégia de jogo para a seleção. O motivo é que Tite teme que o camisa 10 vire “presa fácil” para a marcação.

A proposta para o ataque do Brasil - o que Tite chama de “organização ofensiva” - passa muito por ter como centroavante algum jogador de características mais próximas com a ideia de dar profundidade ao time. Ou seja, empurrar o adversário para sua própria área, e assim proporcionar liberdade criativa e espaço para os jogadores mais técnicos, como Raphinha, Vini Jr, Antony, Rodrygo e Neymar.

LEIA TAMBÉM:

+ Convocação da Copa do Mundo: horário e onde assistir

+ Lesionado, Philippe Coutinho está fora da Copa do Mundo

+ Justiça arquiva processos contra ex-presidente da CBF

Usando o tal quadro tático que tem na parede de sua sala na CBF, Tite apontou para o botão desse jogador mais adiantado na área e explicou à reportagem a razão de não querer Neymar ali.

“Aqui, não. Porque aqui eu o prejudico, não tiro dele o que ele tem de melhor. [Como falso 9] Ele não vai ser o penúltimo [jogador mais avançado], ele vai ser só o último. Aqui [numa função mais recuada], ele é último ou penúltimo. Às vezes, está fazendo isso [deslocamentos laterais] e ampliando a área de ação para que não seja presa fácil para o adversário”, disse o treinador.

Essa perspectiva é importante para entender como Tite vai montar a convocação final. De um lado, isso é boa notícia para quem é camisa 9 de ofício, como Richarlison, Gabriel Jesus e Pedro. Roberto Firmino também pode sonhar. Por outro lado, os meias ficam com lugar mais restrito. Melhor para Everton Ribeiro, já que Lucas Paquetá é nome certo na Copa e titular provável, e Philippe Coutinho, seu concorrente direto, sofreu uma lesão muscular durante um treinamento do Aston Villa (ING) e dificilmente terá condições de jogar o torneio no Qatar.

E MAIS - VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias