A competição mais importante das Américas, os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, já começaram. Nesta edição, a delegação brasileira é a maior da história, com mais de 600 atletas.
O objetivo do time Brasil para Santiago é repetir o resultado do Pan de Lima-2019 e se manter entre os três primeiros colocados no quadro de medalhas.
Em 2019, o Brasil alcançou o melhor resultado em Pan. Com 171 pódios, sendo 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze. Com isso, os brasileiros terminaram a competição em segundo lugar no quadro geral de medalhas.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Brasil alcançou resultado histórico no Pan-Americano de Lima
- Pan-Americano 2023: chances de medalhas para o Brasil
- Brasil levará medalhistas olímpicos ao Pan 2023; veja quais!
Nesta edição, o Pará terá representantes da disputa. Naiane Rios, Mayara Collins, Leony Pinheiro, Michael Douglas, Jaddy Milla e Rogério Moraes são os paraenses no Pan, de acordo com o levantamento divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiros (COB).
Veja os paraenses que estão no Pan-Americanos de Santiago
Leony Pinheiro é um dos principais nome do breaking mundial atualmente. Natural do bairro 40 horas, de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, o paraense acumula inúmeros títulos nacionais e de nível mundial, como o Battle in Changai (2017 e 2018), além de uma prata no Umbreakabre da Bélgica (2022). O B-boy é uma das principais apostas da modalidade para as Olimpíadas de Paris 2024.
Mayara Collins, a mini Japa, também é uma grande aposta no breaking para os Jogos Olímpicos. A atleta paraense é natural de Belém e também já tem um extenso currículo na modalidade, com conquistas nacionais e internacionais.
Em 2018 faturou o primeiro lugar no Red Bull BC One Cypher Brasil; em 2016 e 2022, a atleta conquistou o ouro no Campeonato Internacional Quando as Ruas Chamam.
Quer saber mais notícias sobre o Pan 2023? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Naiane Rios é a levantadora e capitã da seleção brasileira de vôlei no Pan-Americano de Santiago. A atleta de 28 anos esteve recentemente na conquista da vaga da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Pela seleção, a levantadora conquistou o ouro no Mundial sub-23 em 2015. Atualmente, a paraense defende a camisa do Pinheiros, na Superliga de Vôlei.
Outro paraense na disputa é o jovem Michael Douglas, de 23 anos. No boxe, o atleta tem a chance de conquista a primeira medalha em Pan-Americanos. Este ano, ele também disputou o Mundial da modalidade. O lutador começou a treinar em 2014 e desde 2021 está na seleção brasileira.
Rogério Moraes é natural de Abaetetuba e pivô da seleção brasileira de Handebol. O paraense é o primeiro brasileiro a se tornar bicampeão da Champions League de handebol, pelo time Vardar, da Macedônia.
Além disso, Rogério foi campeão sul-americano com o Brasil em 2018, e bronze na última edição do Pan-Americano de Lima-2019.
No nado artístico, o Pará é representado por Jaddy Milla. A jovem paraense está na seleção brasileira adulta desde 2018 e no mesmo ano conquistou o primeiro título sul-americano. Em 2019, a atleta repetiu o feito e se tornou bicampeã. Em 2021, Jaddy ficou em terceiro lugar no Pan-Americano Júnior.
O #NadoFla está em festa! Quem faz aniversário hoje é Jaddy Milla. A atleta rubro-negra do nado artístico conquistou diversos títulos brasileiros e estaduais com o Manto Sagrado. Com a Seleção Brasileira foi campeã sul-americana em Lima e no Júnior também venceu o sul-americano.… pic.twitter.com/LPzc9NDj2i
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) August 11, 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar