Nos principais gramados do futebol brasileiro, a 38ª e derradeira rodada do Campeonato Brasileiro 2023 está prestes a escrever seu capítulo final, no qual os destinos dos clubes se entrelaçam em narrativas de conquistas, reviravoltas e desafios.
Enquanto o Palmeiras acena paa o bicampeonato, a disputa pelas vagas na Libertadores e Sul-Americana e a agonia da batalha contra o rebaixamento criam uma atmosfera de tensão e emoção, capaz de capturar a atenção de torcedores por todo o país. Neste palco de contrastes, onde cada ponto e gol têm peso de protagonista, o desfecho do Brasileirão promete ser uma epopeia digna das grandes histórias do esporte nacional.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Bolada extra e alívio na agenda: luta por G4 agita a Série A
- Fica ou sai? Hulk desconversa sobre futuro no Atlético-MG
- Livre da degola, Cruzeiro tem problemas a resolver em 2024
O Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, e um empate é suficiente para garantir a taça. Enquanto isso, a parte inferior da tabela é palco de batalhas pela permanência na Série A, com Santos, Vasco e Bahia lutando para evitar a última vaga no rebaixamento.
Quer mais notícias do Brasileirão? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Título: Palmeiras em busca do bicampeonato
O Palmeiras, virtual campeão, busca confirmar o título contra o Cruzeiro. Um empate ou até mesmo uma derrota, em certas condições, garantem o troféu. Atlético-MG e Flamengo precisam de resultados improváveis para superar o Palmeiras, tornando a conquista do Alviverde praticamente certa.
Números
- Palmeiras: 69 pontos (+31 gols de saldo e 63 gols marcados)
- Atlético-MG: 66 pontos (+23 gols de saldo e 51 gols marcados)
- Flamengo: 66 pontos (+15 gols de saldo e 56 gols marcados)
Vaga direta na Libertadores
O Palmeiras já garantiu sua vaga na Libertadores de 2024, restando três vagas diretas disputadas por Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo. A última rodada decidirá quem ficará com essas cobiçadas posições, que além de darem direito a uma premiação milionária ainda garantem uma folga maior no calendário do futebol brasileiro em 2024.
Números
- Atlético-MG: 66 pontos (19 vitórias e +23 gols de saldo)
- Flamengo: 66 pontos (19 vitórias e +15 gols de saldo)
- Grêmio: 65 pontos (20 vitórias e +6 gols de saldo)
- Botafogo: 64 pontos (18 vitórias e +23 gols de saldo)
Vaga na Sul-Americana
Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians estão confirmados na Copa Sul-Americana de 2024. O Cruzeiro, com 46 pontos, está próximo de assegurar a última vaga, mas o Santos ainda está na briga, precisando vencer e torcer por resultados favoráveis.
Números
- Cruzeiro: 46 pontos (11 vitórias e +3 gols de saldo)
- Santos: 43 pontos (11 vitórias e -24 gols de saldo)
Último rebaixado
América-MG, Coritiba e Goiás já estão rebaixados, deixando uma vaga em aberto. Santos, Vasco e Bahia lutam para evitar a queda para a Série B, com o Santos em situação mais confortável, dependendo apenas de uma vitória contra o Fortaleza para garantir a permanência na elite. No entanto, em caso de empate na Vila Belmiro, o Peixe corre o risco de ser rebaixado se Bahia ou Vasco vencerem suas partidas.
O Vasco, por sua vez, precisa vencer o RB Bragantino em São Januário para garantir a permanência na Série A. Em caso de empate, o Cruz-maltino depende de um tropeço do Bahia para evitar o rebaixamento. Já o Tricolor de Aço enfrenta um desafio ainda maior depois da derrota para o América-MG. A equipe de Rogério Ceni recebe o líder do returno, Atlético-MG, na Fonte Nova, e só uma vitória interessa para manter viva a esperança de permanecer na Série A. Além disso, precisa torcer para que Santos ou Vasco não somem três pontos na rodada.
Números
- Santos: 43 pontos (11 vitórias e -24 gols de saldo)
- Vasco: 42 pontos (11 vitórias e -11 gols de saldo)
- Bahia: 41 pontos (11 vitórias e -6 gols de saldo)
Critérios de desempate do Brasileirão:
- 1. Mais vitórias
- 2. Melhor saldo de gols
- 3. Mais gols pró
- 4. Confronto direto
- 5. Menos cartões vermelhos
- 6. Menos cartões amarelos
- 7. Sorteio
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar