plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO MASCARADO

Golpistas se passavam por Dorival Jr para fraudar jogadores

Operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu o líder do esquema criminoso, que simulava emergências humanitárias para arrecadar dinheiro de vítimas ligadas ao esporte.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Golpistas se passavam por Dorival Jr para fraudar jogadores camera Criminosos usavam a imagem de Dorival Jr e de jogadores brasileiros para cometer fraudes digitais. | Rafael Ribeiro/CBF

Em uma ação que parece saída de um roteiro de cinema, a Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticulou, na última quinta-feira (12), um esquema criminoso que há anos explorava a confiança no mundo do futebol. A quadrilha, que operava a partir de Itaperuna, no Norte do estado, utilizava a imagem de figuras consagradas do esporte, como o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Jr, e o ex-jogador Elias Trindade, para enganar atletas e técnicos com pedidos de ajuda financeira.

A investigação, batizada de Operação Mascarado, revelou que o grupo simulava emergências humanitárias, como o apoio a vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul ou tratamentos para crianças com doenças raras, para convencer suas vítimas a fazerem doações. Segundo a polícia, o líder da quadrilha, Lucas de Oliveira Eduardo, foi preso em flagrante na manhã de quinta-feira, após aplicar mais um golpe na noite anterior. "Os golpes estão sofisticados, é preciso tomar todos os cuidados possíveis", alertou Ricardo Monteiro, advogado de Dorival Júnior.

CONTEÚDO RELACIONADO

FALSOS PERFIS NO WHATSAPP

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão em Itaperuna, onde foram recolhidos dispositivos eletrônicos que serão analisados. Desde 2022, o grupo teria enganado dezenas de pessoas com falsos perfis no WhatsApp. Em um dos casos, jogadores como Oscar, do Shanghai Port, e William Gomes, do São Paulo, foram lesados após serem convencidos por mensagens que incluíam até mesmo áudios falsificados com a voz de Dorival Júnior.

Quer mais notícias de esportes? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Lucas de Oliveira Eduardo foi detido em flagrante após aplicar mais um golpe.
📷 Lucas de Oliveira Eduardo foi detido em flagrante após aplicar mais um golpe. |Reprodução/PCRJ

VÍDEOS DE JOGADORES AJUDAVAM NOS GOLPES

Quando a quadrilha usou a imagem de Elias, o golpe foi ainda mais elaborado. Após obter doações, os criminosos pediam às vítimas que gravassem vídeos incentivando outros a contribuírem, aumentando a credibilidade das mensagens. Elias tomou conhecimento das fraudes em 2022 e chegou a registrar um boletim de ocorrência em São Paulo, mas os estelionatários continuaram agindo.

A polícia acredita que as buscas realizadas na última quinta-feira ajudarão a desvendar detalhes do esquema e identificar outros envolvidos. Enquanto isso, fica o alerta para que personalidades e profissionais ligados ao futebol redobrem os cuidados em relação a pedidos recebidos por mensagens. "A sofisticação dos golpes mostra a urgência de medidas de segurança digital", reforçou Monteiro. A investigação segue em andamento, com expectativa de novas revelações nos próximos dias.

Equipamentos eletrônicos e outros objetos apreendidos pela Operação Mascarado.
📷 Equipamentos eletrônicos e outros objetos apreendidos pela Operação Mascarado. |Reprodução/PCRJ

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Brasil

    Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias