Ainda é muito cedo para falarmos sobre este assunto, mas o torcedor bicolor já começou a pensar na tabela de classificação da Série C do Brasileiro. Após as três primeiras rodadas, o Paysandu possui um aproveitamento de 44,44% e ocupa a sétima colocação do Grupo A com quatro pontos. Tudo está embolado e uma vitória contra o Volta Redonda joga os bicolores para o G-4.

Meia do Paysandu quer fazer bonito e vencer o "Voltaço"

Mesmo assim, a trajetória ainda é longa. Ainda faltam 45 pontos para disputar, com jogos de ida e volta, enfrentando adversários do mesmo nível técnico na maioria dos confrontos, ou seja, tudo balanceado. Equilíbrio este que os bicolores conhecem bem, se levarmos em conta as Séries C do Brasileiro dos anos de 2019 em 2020.

Na primeira ocasião, após voltar da Segunda Divisão Nacional, os bicolores conquistaram a vaga à segunda fase da Terceirona na última rodada, no sufoco, após empatar com o maior rival, Clube do Remo. Na oportunidade, o Lobo avançou com 29 pontos, deixando o Leão com 28 e eliminado. Foram 51,85% de aproveitamento na classificatória, com seis vitórias, 10 empates e duas derrotas, marcando 18 gols e sofrendo 11.

Já na última temporada, o Lobo passou por uma situação menos turbulenta, com a classificação vindo na penúltima rodada, após uma combinação de resultados. Ao todo, foram oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas, tendo marcado 25 vezes e sofrido 14 gols. O aproveitamento foi melhor do que no ano anterior, com o percentual batendo 53,70%.

Se levarmos em conta a média das classificações nas edições anteriores e os 45 pontos ainda a serem disputados, vamos supor que os bicolores precisam de 26 para chegarem aos 30 redondo e avançar às quartas de final do torneio nacional sem maiores problemas. Ou seja, serão precisos 57,77% de aproveitamento nessas partidas restantes. Sendo assim, dos 15 compromissos que ainda faltam, o Papão precisa ganhar oito e empatar duas que irá atingir a meta, ao somarmos os quatro pontos conquistados.

Claro que são números e no futebol a maioria dessas probabilidades vêm recheadas de incertezas e surpresas. O clube pode muito bem conquistar mais sete triunfos e cinco empates. Quem sabe? Tem muita estrada para ser percorrida, mas os torcedores já começam a fazer suas contas. Tudo dependerá do técnico Vinícius Eutrópio e de seus comandados.

A primeira partida das 15 já será no próximo sábado, dia 19, onde o Paysandu recebe o Volta Redonda no Estádio da Curuzu, em Belém, às 17h. Os bicolores vão em busca da segunda vitória seguida. O confronto é válido pela quarta rodada da Série C do Brasileiro.

Entenda a matemática que o Paysandu precisa na Série C
📷 |
Vinícius Eutrópio tem a missão de levar o Papão ao acesso à Série B do Brasileiro. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

MAIS ACESSADAS