plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
HISTÓRICO!

Futebol feminino da Esmac recebe cota do governo do Estado

Pela primeira vez na história, o futebol feminino receberá a cota do Banpará, que antes agraciava apenas os clubes com representantes no masculino.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Futebol feminino da Esmac recebe cota do governo do Estado camera Equipe feminina da Esmac ao vencer a última partida fora de casa. | Divulgação

A Esmac é a grande representante do futebol paraense no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A2, e tem representando o Pará de forma gigante. A equipe está nas oitavas de final da competição, e tem o próximo jogo dentro de casa.

Nos últimos dias, o Governo do Pará informou que irá liberar patrocínio no valor de R$ 50 mil para a instituição, algo inédito no futebol feminino do estado. Assim, do mesmo modo que acontece com os representantes do masculino (Remo, Paysandu, Castanhal e Paragominas) que disputam o Brasileirão nas Série B e C, a Esmac também será contemplada com o aporte financeiro através do Banco do Estado do Pará (Banpará).

“Esse patrocínio é o início. A partir de agora, nenhuma equipe feminina que disputará um campeonato nacional ficará desamparada a partir de, porque o Banpará reconhece que precisamos ter igualdade. Nós estamos reconhecendo o papel da mulher na sociedade, diminuindo a intolerância, o preconceito, e dando oportunidade para que elas possam viver do futebol”, disse o diretor geral do esporte da Esmac, Ivanildo Cardoso.

O valor é uma saída para profissionalizar o futebol feminino da instituição que investe há muito tempo na categoria. “A história da Esmac no futebol feminino não é recente, começou com o futsal. Hoje temos 25 atletas, sendo 21 delas têm bolsas de estudo no ensino médio e superior. Quatro delas são professoras da instituição. Estamos adequando o laboratório de análises clínicas para fazer os exames, laboratório de fisiologia, investindo no departamento médico”, acrescentou Ivanildo.

Procurado pela equipe de reportagem do DOL, o vice-presidente da Federação Paraense de Futebol, Maurício Bororó, confirmou a proposta e informou como será feito o repasse a todos os clubes contemplados. “ A Esmac vai receber 50 mil reais do Banpará via Federação. Ainda será assinado o contrato entre Banpará e Federação e depois repassamos aos clubes: Paysandu, Castanhal e Esmac. Já Remo e Paragominas apresentaram os nomes de Associações por onde vai sair os recursos”, disse Bororó.

“Nós estamos lutando para que o futebol feminino no estado possa se profissionalizar. Mas, para que isso aconteça é necessário apoio. Pois há ainda um grande abismo entre o futebol feminino e o masculino. Então eu percebi que havia uma distorção, não discriminação, porque ninguém havia batido a porta do Governo e do Banpará”. Fomos à FPF, e por intermédio, fomos ao Banpará. Fomos muito bem recebidos, e atenderam nosso pedido”, finalizou do diretor da Esmac.

E MAIS:

Fernandinho, um dos maiores brasileiros da Premier League

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias