plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Ataque a família de Jansen é o destaque de Gerson Nogueira

Mesmo após a vitória do Clube do Remo, na qual o jogador fez um gol contra, a família de Jansen do zagueiro foi ameaçada em um perfil fake no instagram.

Imagem ilustrativa da notícia Ataque a família de Jansen é o destaque de Gerson Nogueira camera Gedoz abraçando Jansen após vitória do Clube do Remo. | Samara Miranda/Ascom Remo

Um lance infeliz, típica situação de acidente de trabalho, está gerando um turbilhão de problemas e aborrecimentos para o jogador Rafael Jansen e sua família. A bola involuntariamente encaminhada em direção às redes no jogo contra o Brusque, na quarta-feira à noite, foi com certeza o pior momento já vivido em campo pelo experiente zagueiro.

O gol deu vantagem parcial ao time do Brusque, mas depois foi superado pelos dois gols marcados já nos instantes finais da partida. A celebração dos jogadores em torno de Jansen mostrou claramente que todos ali estavam empenhados em obter um bom resultado para o time e que servisse como salvaguarda ao companheiro.

Apesar do êxito na obtenção do resultado que interessava ao Remo, cujo jejum de vitórias já durava sete jogos (a última ocorreu contra o Brasil de Pelotas, ainda na segunda rodada da Série B), o triunfo não foi suficiente para aplacar a ira dos anormais.

O CASO

De forma perversa e covarde, um perfil fake na internet proferiu ameaças diretas à integridade de Jansen e de sua filha. Em uma mensagem, o internauta ou grupo de torcedores dirige-se à esposa do atleta, dizendo para que a família deixe Belém “antes que seja tarde demais”.

Em outro trecho da mensagem dirigida à rede social do zagueiro, o perfil recomenda que Jansen deixe o clube, voltando a ameaçar sua filha.

Absurda sob todos os pontos de vista, a manifestação criminosa não é infelizmente a primeira envolvendo jogadores do futebol paraense nos últimos meses. O primeiro a sofrer na pele a virulência dos falsos torcedores foi o atacante Edson Cariús. Temeroso de vir a ser atacado, ele pediu liberação e foi atendido.

MEDIDAS A SEREM TOMADAS PELO CLUBE DO REMO

Através de nota oficial, o Remo afirmou saber que o perfil não representa a maioria dos seus torcedores e garantiu que irá tomar providências através do departamento jurídico e junto às autoridades policiais. Atitude firme já deveria ter sido adotada por ocasião do episódio Cariús.

É inaceitável que o clube conviva com essa modalidade de terrorismo chantagista, cuja intenção óbvia é desestabilizar o grupo de jogadores e prejudicar a própria campanha remista no Campeonato Brasileiro, o que coloca em dúvida a própria origem dos ataques na internet.

Acertam os dirigentes ao avaliar que a atitude hostil não representa a opinião da imensa torcida azulina. Apesar disso, é necessário que o clube adote iniciativas concretas para descobrir a identidade dos criminosos virtuais, facilmente rastreáveis nos dias de hoje.

É o único meio de assegurar segurança aos jogadores e demais funcionários do clube. Ninguém consegue trabalhar normalmente num ambiente de insegurança e medo. Os exemplos de selvageria de determinadas facções de torcedores estão aí mesmo a confirmar que não pode haver contemplação com atos de banditismo.

A tolerância excessiva em relação a manifestações de grupos ditos “organizados” é uma espécie de aceno aos baderneiros. Há tempos que o futebol paraense é abalado pela existência de duas facções conhecidas pela conduta marginal e violenta, com históricos até de agressão a jogadores nos anos 80.

ATAQUES DA "TORCIDA"

Nas últimas semanas, impossibilitados de invadirem locais de treinos, os mesmos grupos têm optado pela tática de emboscada no aeroporto de Val-de-Cans, hostilizando as delegações de PSC e Remo antes de embarque ou depois do desembarque.

O caso mais explícito vitimou jogadores do PSC, que foram empurrados e até chutados quando passavam pelo salão de embarque do aeroporto. Nicolas, alvo da ira desse ataque, teria tomado a decisão de deixar Belém a partir da ação agressiva e turbulenta em Val-de-Cans.

O QUE AINDA SE PODE FAZER?

Ao Remo cabe ainda se posicionar juridicamente depois de descobrir a identidade dos responsáveis pelas ameaças a Jansen, atleta dos mais sérios e dedicados que o clube tem. Há mais de dois anos defendendo a camisa azulina, sempre foi exemplo e referência de profissionalismo.

É tempo de expurgar esse tipo de falso torcedor da vida dos clubes. Não contribuem em nada, só causam problemas e na maioria dos casos nada têm a ver com o futebol em si. Estão obviamente em busca de visibilidade e exposição midiática.

Acabam por se equiparar, em intenção pelo menos, ao sangrento episódio que vitimou o zagueiro colombiano Andrés Escobar, morto a tiros depois de ter feito um gol contra na derrota por 2 a 1 para os Estados Unidos, na Copa de 1994. Que jamais se permita que isso ocorra por aqui. Prevenir é sempre o melhor caminho.

E MAIS - Gustavo mosquito se empolga com possível retorno de Renato Augusto ao Corinthians

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias