plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PREVENÇÃO À COVID-19

PM e torcidas se reúnem para preparar retorno aos estádios

Integrantes de torcidas organizadas do Pará participaram de evento organizado pela Polícia Militar.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PM e torcidas se reúnem para preparar retorno aos estádios camera Torcedores de Remo e Paysandu estiveram presentes no evento | Fotos: Renata Costa - SD PM

O retorno de torcedores aos estádios de futebol é um dos assuntos mais discutidos no Brasil na atualidade. Por conta disso, autoridades locais, entidades e organizações envolvidas com o futebol já se prepararam para esta possível volta às arquibancadas do Pará.

Volta da torcida: saiba capacidade nos estádios no Pará

O Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE), promoveu, na última segunda-feira (23), o I Simpósio sobre Torcidas Organizadas nos Estádios de Futebol do Pará. O evento ocorre diante da possibilidade de retorno das torcidas aos estádios e visa integrar torcedores, Polícia Militar e demais órgãos ligados à promoção do esporte, buscando aprimorar os eventos de futebol realizados em solo paraense.

O BPE é a unidade da PM responsável por coordenar as ações de segurança voltadas para a preservação da ordem pública dentro e no entorno dos estádios da capital. A ideia de realizar o simpósio surgiu da necessidade de debater medidas de segurança adotadas antes, durante e depois das partidas de futebol no estado, levando em conta as contribuições dadas pelos representantes das torcidas organizadas dos clubes Remo e Paysandu, as maiores do estado, e das diretorias de segurança dos clubes. Também foram chamados para o debate representantes do Tribunal de Justiça Desportiva, Ministério Público do Estado (MPPA), Federação Paraense de Futebol (FPF), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e especialistas convidados.

“O objetivo é integrar, chamar as torcidas e os órgãos que lidam com elas e tentar discutir formas de minimizar os conflitos externos entre as torcidas. Chamamos, ainda, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Federação Paraense de Futebol (FPF) para discutir o papel de cada instituição com o possível retorno das torcidas ao estádio”, explicou o tenente-coronel Helde Silva, comandante do Batalhão de Polícia de Eventos. Ainda de acordo com ele, os policiais militares do BPE, que têm atuação direta no policiamento de eventos esportivos, também participaram do simpósio e tiveram a oportunidade de dirimir dúvidas com os palestrantes.

As sete palestras ministradas durante o evento abordaram o papel das torcidas organizadas, as normas previstas no Estatuto do Torcedor, a necessidade de legalização e cadastro de membros das torcidas, a padronização das ações policiais em eventos, entre outros temas afins. Duas palestras foram ministradas por representantes das torcidas Bicolor e Remista, que têm os maior quantidade de torcedores.

Para o presidente da torcida Bobicolor, Jucivan Ferreira, conhecido popularmente como ‘Gorila’, o simpósio possibilita o alinhamento das organizadas. “Um evento desse é gratificante porque faz com que as torcidas falem a mesma língua. A Bobicolor prega a paz nos estádios e estamos aqui para ouvir, aprender e ensinar”, comentou. Na mesma linha, o presidente da torcida Remista, Diogo Ângelo, conhecido como ‘Lobo da Torcida Remoçada’, acredita que era necessária a discussão sobre os temas abordados. “A responsabilidade com a segurança é grande. Nós parabenizamos o Batalhão de Polícia de Eventos, precisamos combater a violência em parceria: torcida, clube e o BPE”, destacou o representante.

De acordo com o coronel Carlos Doria Santos, comandante de Policiamento Especializado, a troca de ideias entre os principais atores envolvidos no futebol paraense abre portas para outras oportunidades. "O Simpósio é só o primeiro de muitos que vêm pela frente. Esse evento é um marco na construção da paz social e todos aqui presentes fazem parte disso", afirmou o oficial, que abriu o dia de palestras.

Possível retorno aos estádios

De acordo com o tenente-coronel Helde da Silva, mudanças na participação do público nas partidas de futebol estão sendo discutidas entre os órgãos competentes. “Com a futura entrega do novo Mangueirão e as alterações realizadas no Estatuto do Torcedor, todas as torcidas organizadas devem estar com o nome dos seus membros cadastrados e estes devem ser disponibilizados, tanto ao Batalhão de Polícia de Eventos, quanto ao Ministério Público”, explica o tenente-coronel. De acordo com o diretor de segurança da FPF, coronel da reserva remunerada Claudio Santos, é possível que já na segunda semana de setembro as torcidas possam ter acesso aos estádios com as devidas cautelas. Contudo, mesmo sem a participação direta dos torcedores nos estádios, desde março de 2020, o Batalhão de Polícia de Eventos atua em todas as partidas da série B e C em Belém, disputadas pelos clubes de maior torcida do estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias