O Estado do Pará é muito conhecido quando o assunto é a revelação de paratletas. Exemplos de projetos dos estado são conhecidos internacionalmente, como é o caso do All Star Rodas, time de basquete para cadeirantes. Nas Paralimpíadas de Tóquio, porém, quem se destaca é um talento do goalball.
Com atuação de gala do paraense Josemarcio Souza, mais conhecido como 'Parazinho", natural de Santa Izabel do Pará, o Brasil carimbou sua classificação para a final do goalball, nas Paralimpíadas de Tóquio após vencer a Lituânia [atual campeã paralímpica] por 9 a 5.
No currículo da seleção ainda falta o ouro paralímpico. Entretanto, o Brasil já subiu ao pódio em duas oportunidades na história do Jogos: foi prata em Londres 2012 e o bronze na Rio 2016.
- Alessandro Silva é ouro no lançamento de disco classe T11
- Lenda do esporte, Daniel Dias se aposenta com 27 medalhas
- Brasileiro conquista o bronze na natação nos 100m livres
Brasil e Lituânia já haviam se enfrentado na Tóquio 2020. Na primeira fase, a seleção goleou os lituanos lituanos por 11 a 2 na estreia da competição.
JOGO
Logo no início do jogo, a Lituânia abriu o placar, entretanto o Brasil reagiu e virou para 2 a 1. Os lituanos chegaram a deixar tudo igual (2 a 2) ainda no primeiro tempo, mas os brasileiros foram para o intervalo com a vantagem de 3 a 2.
Na segunda etapa, a seleção voltou com a mira afiada e conseguiu uma diferença de cinco gols (7 a 2). Com vantagem considerável, o Brasil controlou o jogo e venceu por 9 a 5
Os brasileiros marcaram com Parazinho (seis gols), Leomon Moreno (dois gols) e Romário Marques fez um. Já Pavliukianec, fez dois, e Zibolis, Pazarauskas e Jonikaitis fizeram os gols lituanos.
CAMPANHA
Na fase de grupos, a seleção brasileira obteve três vitórias e uma derrota. Além do êxito contra a Lituânia, os brasileiros venceram a Argélia por 10 a 4 e o anfitrião Japão por 8 a 3. Já o revés foi no duelo com os Estados Unidos, atuais vice-campeões paralímpicos, partida em que os norte-americanos venceram por 8 a 6.
Nas quartas de final, os atuais bicampeões mundiais derrotaram a Turquia por 9 a 4 demonstrando superioridade e seguiram vivos na luta por medalha.
E MAIS - Gabriel Veron comemora marca de 50 jogos com a camisa do Palmeiras
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar