plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BOA, LEÃO!

Clube do Remo: movimento antirracista se amplia e fortalece

A ação é mais uma contra racismo e outras formas de preconceito.

Imagem ilustrativa da notícia Clube do Remo: movimento antirracista se amplia e fortalece camera Divulgação

Atento a voz que o esporte proporciona, especialmente através de uma das agremiações mais tradicionais e de massa do país, o torcedor Camilo de Paula idealizou, em novembro do ano passado, o Movimento Remo Antirracista, fundado no último dia 5 de fevereiro, data de aniversário da instituição, por um grupo de torcedores, com o objetivo de combater o racismo dentro do futebol azul-marinho. Camilo, de 30 anos, torcedor do Leão Azul e estudante de arquitetura e urbanismo, explicou que a iniciativa partiu após o aumento de casos de racismo e injúria racial sofridos pelo time nos últimos anos.

O mais recente foi com o ex-atacante Jefferson, na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro em partida contra o Cruzeiro-MG, em Belo Horizonte. Na ocasião, após marcar um gol na vitória do time por 3 a 1, o jogador foi chamado de macaco pela torcida da raposa. “A necessidade surgiu porque os casos aumentaram muito, especialmente no futebol. Vi isso como uma solução e uma saída para combater esses casos. Enquanto movimento, a gente pretende pautar essa luta dentro do clube através de ações sociais, educativas e palestras que envolvam os funcionários e atletas”, explicou, ao informar também que o projeto se estende para as demais modalidades, do profissional ao infantil.

Embora seja uma iniciativa voltada ao Remo, Camilo de Paula destacou a importância de vitrines como essa para os demais clubes. “A gente espera que outros clubes também se posicionem, porque isso não é uma coisa que acontece só no Remo. O esporte abraça muita gente, então ter essa luta você consegue mais espaço e visibilidade”. O Movimento Remo Antirracista possui uma página no Instagram com o mesmo nome, meio para que qualquer torcedor possa entrar em contato para reforçar o grupo. “A gente conta com um estatuto próprio e regimento interno. Não é uma coisa aleatória, mas seria. Mas qualquer torcedor do Remo pode participar. Não tem restrição, basta estar disposto e brigar pela causa”, destaca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias